A próxima geração de serviços de Internet por satélite promete reduzir o atraso ao aproximar os satélites da terra.
Dias virão em que a internet será barata e tão rápida quanto gostaríamos que fosse. Esse dia está bem próximo de nós. Para aumentar e muito a velocidade da internet e torná-la acessível a todos, tanto economicamente quanto geograficamente, seria necessário eliminar os fios (os fios são coisas do passado) e transmitir o sinal via satélite. Pois saiba que isso já vai acontecer.
A Google, o Facebook e a Space X estavam animados com a idéia de vender acesso ao sinal de banda larga vindo do espaço, mas quem saiu na frente foi Greg Wyler, um empreendedor norte americano, fundador da One Web. Wiler já recebeu permissão para ir adiante no seu projeto e usar a sua frota de 720 satélites orbitando a uma distância de 1.200 quilômetros, e enviar sinais à Terra.
na verdade, os serviços de internet via satélite já estão disponíveis, mas suas tecnologias atuais são lentas e caras e fora do alcance de consumidores individuais.
A One Web aposta numa alternativa para diminuir a lentidão do serviço, colocando os satélites em órbita baixa em vez de órbita geoestacionária onde os dados da internet gastam mais tempo em trânsito.
Ainda em 2007 Wyler lançou 12 satélites em órbita média (cerca de 8 quilômetros da Terra). Com essa pequena frota foi possível enviar dados a velocidades de 1 Gbps. Nas órbitas baixas a velocidade aumenta, mas será necessário aumentar o número de satélites. A Space X de Elon Musk tem planos de colocar 4.400 satélites na órbita baixa. Será realmente uma revolução na velocidade de transmissão de dados.
Nesta quinta feira (22) os reguladores federais dos EUA deram a aprovação para a One Web usar as ondas de rádio que irão transmitir internet.
Para quem mora no Brasil e já está feliz com as possibilidades ilimitadas da alta velocidade..., sinto informar que por enquanto teremos que continuar com serviços medíocres e lentos. .F
Com informações
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: