A órbita do planeta está muito próxima da estrela, por isso, caso a estrela comece a se expandir, acabará engolindo KELT-9b.
A descoberta se deve a uma equipe internacional liderada por astrônomos das universidades de Ohio State e Vanderbilt.
O novo exoplaneta descoberto é o Kelt 9b possui uma gigantesca calda semelhante a de um cometa. orbita a estrela Kelt 9 e está a 650 anos-luz da Terra na constelação de Cygnus.
O Kelt 9b é um gigante gasoso com massa 2.8 vezes maior que a de Júpiter, com apenas metade de sua densidade. A radiação extrema emitida pela estrela que orbita (a Kelt 9) fez com que sua atmosfera se inflasse como um balão. Além disso, a temperatura nesse planeta é infernal; segundo os cientistas, a superfície de Kelt 9b alcança durante o dia a temperatura de 4.315 ºC, apenas 1.093 graus a menos que o Sol. O calor é tão brutal que que não é possível formar moléculas como a água, o dióxido de carbono e o metano. A razão de ter uma temperatura tão alta é justamente por causa de sua estrela ter mais que o dobro do tamanho do Sol e também ser duas vezes mais quente. "Se os planetas gigantes gasosos como KELT-9b possuírem núcleos rochosos sólidos como algumas teorias sugerem, o planeta poderia ser reduzido a uma rocha estéril, como (o planeta) Mercúrio" Explicou Keivan Stassun, professor de Física e Astronomia em Vanderbilt, que coordenou o estudo com Gaudi.
O Kelt 9b foi visto pela primeira vez em 2014, enquanto passava em frente de Kelt 9. .F
Com informações EFE
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: