O SR-72 será um avião hipersônico de ataque e reconhecimento .
É para breve o lançamento de um FRV (veículo voador de pesquisa) pela DARPA em parceria com a Lockheed Martin. Tal veículo é na verdade uma aeronave que poderá ser pilotada ou controlada remotamente com o tamanho estimado, igual ao do F-22. Quem está pensando que a DARPA é uma empresa brasileira que atua na área de projetos de defesa militar, se enganou feio! Na terrinha verde amarela, a vanguarda tecnológica só pode ser concebida em sonho. DARPA é um acrônimo para Defense Advanced Research Projects Agency ou Agência de Projetos de Pesquisa Avançada em Defesa.
O grande avanço nesse projeto é o sistema de propulsão de ciclo combinado (que combina motor de foguete com motor de jato supersônico). A Lockheed prevê que daqui a uns 3 anos o FRV irá voar.
O sucessor do SR-71 Blackbird irá para o ar em 2030; é o que prevê a Lockheed. Esta super aeronave de reconhecimento estratégico de longo alcance terá uma velocidade aproximada de até 4.800 km/h; porém há fontes de informação que garantem que ela vai muito mais além do que essa velocidade, chegando à incrível velocidade de Mach 6 (6 vezes a velocidade do som) com toda certeza o SR-72 inaugurará, caso outro aparelho não entre em operação antes dele, a era dos aviões hipersônicos. .F