A aeronave pesa 227 000 kg e é projetada para transportar cargas úteis de mais de 250,000 kg.
Não é um avião de duas cabines (ou dois em um) como está parecendo. Nenhum fabricante do mundo seria tão estúpido a ponto de gastar uma fortuna num projeto tão absurdo. Este avião (aparentemente de duas cabines de comando) é na verdade uma base para lançamentos de foguetes. O Stratolaunch (esse é o nome da aeronave) levará a carga útil embaixo da sua ala central até à altitude de 36 mil pés (11 quilômetros) e aí, lançará foguetes que levarão satélites até a órbita baixa da Terra. A grande vantagem desse aparelho é que os satélites poderão entrar em órbita de forma muito mais fácil e rápida. Talvez seja o início do fim dos lançamentos a partir do chão. O Stratolaunch poderia decolar de várias pistas e voar por centenas de quilômetros antes de encontrar a condição de lançamento ideal.
Para quem ainda está curioso em saber se tanto um lado como o outro podem comandar a aeronave, a resposta é não! Segundo o fabricante do Stratolaunch, a fuselagem direita é para a tripulação de voo e o piloto, e a fuselagem esquerda abriga sistemas de dados de vôo.
A aeronave lançadora de satélites tem a maior envergadura do mundo, com seus 118 metros de comprimento. Já do nariz à cauda o Stratolaunch tem 76 metros. Quanto a altura, ele é mais alto do que um prédio de quatro andares. Seis motores de 747 levantarão o Stratolaunch do chão e 28 rodas permitirão as operações de taxiamento.
O primeiro lançamento será o do veículo orbital ATK Pegasus XL e está previsto para o início de 2019.
Ontem a aeronave saiu do Hangar e de agora em diante passará por uma série de testes que confirmarão toda a sua capacidade operacional. .F
Com informações Live Science
Focou??? Fúlvio Garcia