Como poderemos confiar na A.I?
Pesquisadores do Instituto Alan Turing no Reino Unido, emitem um alerta a respeito dos riscos que a A.I. pode causar à raça humana no futuro e pedem a criação de regulamentos que limitem a capacidade dos robôs.
O assunto pode parecer coisa de ficção científica, mas acredite, o céu é o limite para o que um sistema algorítmico avançado pode fazer.
"Os sistemas podem tomar decisões injustas e discriminatórias, replicar ou desenvolver vieses e se comportar de maneiras inescrutáveis e inesperadas em ambientes altamente sensíveis que colocam os seres humanos em risco", informaram os pesquisadores em seu artigo.
Muitos pensam que o risco existirá somente quando os robôs estiverem convivendo quotidianamente com os seres humanos. Porém os níveis de risco de agora em diante serão crescentes. Outra preocupação dos pesquisadores é como regulamentar os sistemas que não são totalmente geridos pela A.I. Como impedir que pessoas mal intencionadas se utilizem de inteligência artificial para cometer crimes?
Entre as sugestões apresentadas pelos pesquisadores está a idéia de ter um conjunto de diretrizes que cobrem a robótica, AI e algoritmos de tomada de decisão; embora admitam que essas diversas áreas são difíceis de regular como um todo.
O problema é primeiramente prático. A inteligência artificial está em avançado processo de desenvolvimento e conseqüentemente se tornando complexa. Como regulamentar uma área tão ampla sem no entanto limitá-la? O assunto está sobre um terreno que exige um delicado equilíbrio. segundo os pesquisadores, "A inescrutabilidade e a diversidade de AI complicam a codificação legal dos direitos, que, se muito ampla ou estreita, pode inadvertidamente prejudicar a inovação ou proporcionar pouca proteção significativa".
Em janeiro esse mesmo grupo de pesquisa sobre a A.I. pediu a criação de um órgão de vigilância para a Inteligência artificial.
É claro que a A.I poderá ajudar e muito os seres humanos, tornando a vida mais fácil e confortável; porém da mesma forma que poderá ser benéfica, poderá se tornar um problema grave, pondo em risco a segurança de todos. .F
Com informações Science Robotics
Focou??? Fúlvio Garcia