A sonda espacial Juno completou no último dia 27 um vôo rasante de 4,2 mil Km de distância da superfície jupiteriana a fim de estudar melhor a atmosfera, gravidade, campos magnéticos, composição química e outras coisas mais, além é claro de fazer várias fotos do gigante.
Afirmou à imprensa Scoot Bolson um dos pesquisadores da missão.
Uma sonda espacial nunca havia se aproximado tanto de Júpiter como a Juno. Antes dela, em 1974 a Pioneer 11 conseguiu chegar a 43,4 mil km de distância. Mas, você deve estar se perguntando, por que demorou tanto para enviarem uma nova missão que tentasse uma melhor aproximação? A resposta é que organizar uma missão dessa envergadura custa muito caro e demanda muito tempo com pesquisa; porém a NASA enviou a Sonda espacial Galileu que não ultrapassou os 200 mil km de distância da superfície do maior planeta do sistema solar, pelo fato de ter sido danificada pelo cinturão de radiação.
Nos próximos 18 meses a Juno irá fazer outros 35 vôos rasantes à superfície do planeta. Se a nave aguentar às aproximações, nós teremos belíssimas fotos do outro mundo e os cientistas saberão muito mais a respeito do planeta e também do Sistema Solar.
Focou ???
Fúlvio Garcia