O Hipismo é um esporte antigo e está presente nos jogos olímpicos desde a antiguidade. É claro que as provas daqueles tempos, não eram em nada (tirando o cavalo) iguais as de hoje em dia. Nas edições modernas da Olimpíadas o esporte com os cavalos se modificou e novas regras foram aplicadas desde então.
Saltos
Nesta prova, o cavaleiro e seu cavalo devem transpor de 12 a 15 obstáculos colocados ao longo de uma pista de 700 a 900 metros. O cavaleiro que conseguir conduzir seu cavalo até o final dessa pista em menos tempo e derrubar o menor número de obstáculos será o vencedor. Nesta prova, não apenas a perícia do cavaleiro está em jogo, mas também a potência, velocidade e obediência do cavalo.
Adestramento
No Adestramento o cavaleiro deve fazer seu cavalo executar uma série de movimentos num determinado espaço de tempo em que os jurados irão avaliar com notas de 0 a 10.
CCE
Nesta modalidade estão reunidas as provas descritas acima mais o Cross Country que é realizado num percurso com obstáculos naturais como tanques de água e troncos de árvores; o cavaleiro que fizer o percurso em menos tempo e errar menos será o vencedor.
Outras provas não olímpicas
Para quem se interessou pelo Hipismo, saiba que existem outras provas que até o momento não se tornaram olímpicas: Enduro equestre (prova de longa distância), volteio (prova de ginástica sobre o cavalo) e a corrida de cavalos.
Campeões mundiais
Os países que detêm as melhores pontuações no Hipismo são Holanda, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e Bélgica.
Focou ???
Fúlvio Garcia