Esta modalidade é bastante interessante não apenas pelos esportes que possui como pela sua história.
Na antiguidade, o vencedor das cinco provas era considerado um atleta completo e aclamado pelo público; era então chamado "Victor Lodurum" (Vencedor dos jogos). O título não era exagerado pois o competidor tinha que levar a melhor no arremesso de disco, arremesso de peso, salto em distância, na luta e na corrida; e não é a toa que esta modalidade esportiva era, para os gregos, a mais nobre de todas.
Da mesma forma que os jogos olímpicos antigos surgiram e foram extintos, aconteceu o mesmo com o Pentatlo; ele voltou em 1912 na primeira edição das Olimpíadas modernas, idealizada pelo Barão Coubertin.
Barão de Coubertin |
O Pentatlo moderno
Quem pensa que o Barão de Coubertin é apenas o responsável pelo ressurgimento dos jogos olímpicos modernos, está muito enganado; foi dele também a idéia de ressuscitar o Pentatlo. Para Coubertin, esta modalidade era a que melhor representava o espírito olímpico.
O pentatlo moderno não é idêntico ao antigo pois nele se encontra estilos esportivos que antes não existiam, pelo menos no Pentatlo antigo. O Barão se inspirou no soldado de cavalaria do século XIX que precisava, logicamente, ser um bom esgrimista, ser capaz de montar um cavalo desconhecido, atirar, correr e nadar.
Na versão moderna desta modalidade olímpica, o vencedor será o que somar mais pontos nas 5 disciplinas.
Focou ???
Fúlvio Garcia