Era conhecido como Ballet aquático e é uma modalidade esportiva que teve início no século XIX, porém só se tornou um esporte de fato em 1923 com a apresentação "peixes antigos" coordenada pela professora Kataryna Cortes.
A primeira competição, ocorreu em Berlim em 1891. O nado sincronizado é uma fusão de ballet, natação e ginástica, formando coreografias que seguem o rítimo de uma música escolhida pela equipe a se apresentar. Esta modalidade exige muita coordenação, flexibilidade, força física, precisão e claro, sincronismo.
Ocorre em duas etapas: os exercícios técnicos (definidos pelos árbitros) e os exercícios livres. A pontuação vai de zero a dez. Qualidade técnica, graça, delicadeza, sincronismo e até a qualidade coreográfica são fundamentais para a equipe vencedora. As competidoras não podem tocar o fundo da piscina, ou seja, elas devem flutuar na água enquanto desenvolvem a coreografia, tem que demonstrar graça e leveza e principalmente devem sempre manter o sincronismo não apenas entre si, como também com a música que é escutada dentro (por auto-falantes sub aquáticos) e fora da piscina.
Focou ???
Fúlvio Garcia