A descoberta é realmente interessante! Se os pesquisadores da Universidade Queen Mary na Inglaterra estiverem certos, a Terra tem um irmão, ou melhor, um sósia. Ele fica a 4,2 anos luz (37 trilhões de quilômetros) da Terra e junta todas as condições para que a vida possa ser mantida.
Veja a relação de distância entre a Terra e alguns dos planetas habitáveis:
O Proxima b (esse é o nome que os pesquisadores lhe deram) orbita a uma distância ideal (7,5 milhões de Km) do seu sol, a estrela Proxima Centauri, a mais avizinhada do nosso astro rei; além disso tem um sistema rochoso igual ao da Terra e devido aos cálculos do diâmetro de sua superfície e distância do seu sol, levando-se também em consideração que trata-se de uma estrela vermelha (isto é, bem mais fria que o nosso Sol) há possibilidade de haver água, nem que seja no seu interior.
O Poxima b é quase uma vez e meia maior que o nosso planeta e consegue completar seu movimento de translação em apenas 11,2 dias terrestres. Ele não possui movimento de rotação e isso faz com que tenha diferenças enormes de temperatura de um hemisfério para outro; estima-se que chegue a 30º na parte que fica de frente para sua estrela, enquanto do outro lado a temperatura despenca para 60º negativos. Se houver água, ela estará na parte mais quente. Por enquanto não dispomos de tecnologia para alcançar este "sósia" da Terra, mas quem sabe no futuro próximo não poderemos colonizá-lo?
Focou ???
Fúlvio Garcia