O Tênis na antiguidade não tinha este nome; era um esporte simples que consistia em rebater uma pequena bola com a palma da mão. Porém as mudanças foram acontecendo ao longo dos tempos e então alguém deve ter pensado: por que não delimitar a quadra e usar as mãos apenas para segurar uma raquete? Pois bem, a idéia foi muito bem aceita e o Tênis começou a ser praticado pelos aristocratas europeus que criaram clubes para os aficionados pela modalidade, que rapidamente se espalhou por toda Europa, sendo que em 1896 o Tênis estreou na primeira edição dos jogos olímpicos em Atenas.
Foque sobre as regras do Tênis no vídeo abaixo:
É considerado atualmente o esporte mais popular no mundo. Para quem pensa que é uma novidade do século XX, está muito enganado; o Tênis de mesa surgiu oficialmente na Inglaterra na segunda metade do sec. XIX, mas antes disso já era muito jogado em países asiáticos, como por exemplo na China.
No início tentou-se levar o Tênis para dentro de um ambiente fechado e de menor dimensão; com essa idéia, uma série de improvisações foram feitas como por exemplo, ao invés de uma quadra, foi usada uma mesa; uma pilha de livros no meio dela poderia ser uma rede e uma rolha de garrafa seria uma ótima bola que poderia muito bem ser rebatida pela madeira tirada de uma caixa de charutos. Os fabricantes de brinquedos vendo que não apenas a garotada, mas também os marmanjos adoravam aquele joguinho perceberam rapidamente que a nova brincadeira poderia render alguns dividendos e começaram então a fabricar a mesa, a raquete e a bola. Pronto, o Tênis de mesa estava inventado! O interessante é que no início, as raquetes de madeira faziam muito barulho (e ainda fazem) ao tocar na bola; foi desse barulhinho que veio o nome Ping pong que foi substituido na Europa por Tênis de mesa.
Foque sobre as regras do Tênis de mesa no vídeo abaixo:
Focou ???
Fúlvio Garcia