Com quatro chifres com projeções de comprimentos variados, coberto por uma camada de espinhos e, muitas vezes, com uma ondulação decorativa no final, é difícil não achá-las parecidas com dragões.
A cabeça dessa lagarta lembra sem dúvida a cabeça do mitológico dragão. Há quem acredite que eles existiram. Apesar de várias culturas antigas falarem quase as mesmas coisas sobre dragões, sua existência no mundo civilizado moderno fica apenas nos filmes e jogos eletrônicos. Enquanto esses répteis mitológicos alados que cospem fogo não são redescobertos, vamos nos contentar com essas lagartinhas que possuem uma cabeça parecida com a de um dragão.
Essa lagarta da foto é uma das 400 espécies pertencentes à subfamília da Charaxinae. São encontradas nas regiões temperadas de América do Norte, Europa, China e no sul da Austrália.
Assim como cada espécie de borboleta possue seus próprios padrões de asa e cores, essas lagartas ostentam suas própria formas de "cabeça de dragão". Por exemplo, A lagarta Charaxes (Charaxes brutus), de cor branca, encontrada na África, demonstra projeções curtas e azuladas; já a lagarta foxy (Charaxes jasius) da África e do Mediterrâneo possuem quatro chifres muito curtos, com as pontas dos chifres vermelhas. A lagarta da borboleta nawab simples (Polyura hebe plautus) de Cingapura, ostenta chifres mais longos e belamente enrolados. Sua cabeça de dragão é preta quando a lagarta sai do ovo, se tornando gradualmente verde a medida que atinge seu estágio final antes da metamorfose. São incríveis variações que as tornam tão interessantes quanto a versão adulta. .F