Ainda muito pouco conhecido pela ciência, esse inseto tem a aparência dos antigos trilobitas.
Encontrado em florestas de terras baixas em todo o Sudeste da Ásia e na Índia, o besouro trilobite é um animal muito esquisito; sua aparência lembra os trilobites, aqueles artrópodes paleozóicos que viviam em ambiente marinho.
Esse besouro em questão é do gênero Trilobite Duliticola pertencente à espécie Platerodrilus e à família Lycidae; uma de suas principais características é o dismorfismo sexual (diferença física entre o macho e a fêmea); sendo que toda esquisitice está na fêmea; o macho é um besourinho normal como qualquer outro. As fêmeas crescem dez vezes mais que os machos e atingem o tamanho adulto de 6 cm. Depois que acasalam, o macho primeiramente e a fêmea logo após à postura dos ovos, morrem.
O que esse bicho come? Os especialistas não descobriram ainda. Uns dizem que são predadores de vermes e caracóis enquanto outros garantem que esses insetos são muito preguiçosos e preferem se alimentar de fungos e coisas do gênero. Embora os especialistas continuem suas pesquisas, ainda faltam muitas informações a respeito deste pequeno animal. .F
Com informações Scientific American, Lazer horse, ADW
Focou??? Fúlvio Garcia