"Ficamos muito surpresos com a densidade surpreendentemente baixa deste planeta. É extremamente grande para a sua massa. " Disse um dos pesquisadores.
Imagine um planeta maior do que o maior planeta do Sistema Solar e com uma densidade de isopor. Foi isso que uma equipe internacional de astrônomos liderada pelo pesquisador da Universidade Lehigh (EUA), Joshua Pepper, descobriu. O planeta tem a "densidade de espuma de estireno" e localiza-se muito próximo à uma estrela super brilhante, a KELT-11; sua órbita em torno dela leva menos de 5 dias.
Como esse planeta está próximo de sua estrela (que é extremamente brilhante), há a possibilidade de medição precisa de sua atmosfera e isso proporciona o estudo e desenvolvimento de técnicas de medição de atmosferas que podem ser usadas em outros planetas.
"O KELT 11b pode tornar-se um dos sistemas de referência para o estudo de exoplanetas inflados" disse Pepper.
O KELT-11b não durará muito tempo; isto pelo fato de estar próximo de HD 93396 uma estrela que já começou a usar seu combustível nuclear e em breve será uma gigante vermelha. Para quem não entende muito desses fenômenos astronômicos, quando eles começam a ocorrer, significa que a estrela irá se expandir e tudo que está em sua órbita será engolido por ela. O Kelt 11b só tem mais algumas dezenas de milhões de anos; um curto período de tempo em escalas estrelares e planetárias. .F
Com informações SCI-News