Usando um foguete muito menor, a Rocket Lab barateará e muito os lançamentos futuros.
A revolução no mundo dos foguetes, sem dúvida alguma, já começou! Se Wernher von Braun estivesse vivo, estaria de cabelos em pé, diante da nova geração de foguetes que está surgindo. Primeiro foi o Falcon 9 que revolucionou os lançamentos, com o seu sistema de foguete reciclável que tem a capacidade de voltar para a base e aterrizar sozinho, tudo isso a custos muito mais baixos do que os foguetes convencionais. Agora uma nova companhia, a Rocket Lab promete enviar satélites ao espaço com um custo muito, muito menor que o foguete da Space X.
Tudo o que a Rocked Lab está tentando fazer é desenvolver um foguete menor, por um preço muito mais baixo, em torno de 4,9 milhões de dólares por vôo; para se ter uma idéia, o projeto Falcon 9 (que é muito mais barato que os foguetes convencionais) custa U$ 62 milhões. Sim, deixar a órbita terrestre custa caro.
A Rocked Lab é capaz de cortar muito o custo de lançamento, porque eles estão usando um foguete muito menor - 16,7 metros de comprimento - para corresponder com a diminuição do tamanho dos satélites. Sua capacidade está limitada a 227 kg. Em comparação com seus antecessores que chegam a medir 61 metros e são projetados para transportar muito peso, esse foguete é bastante pequeno.
Os testes com o novo foguete ocorrerão no próximo dia 21 de maio.
"Nossa prioridade número um é reunir dados e experiência suficientes para se preparar para uma fase comercial. Só assim poderemos começar a cumprir nossa missão de tornar o espaço mais acessível ". Isso poderia marcar o fim do monopólio do espaço mantido pelas empresas mais ricas do mundo. O espaço está agora aberto para os negócios ". Disse Peter Beck o CEO da Rocket Lab. .F
Com informações Futurism. Science, Popular Science