O ataque indiscriminado aconteceu através de um sistema de propagação que utiliza uma vulnerabilidade detectada na Microsoft.
Já chegam a 45 mil o número de ataques cibernéticos cometidos hoje, afetando a infra-estrutura de 74 países. Segundo Costin Raiu o diretor da equipe de pesquisa e análise global da empresa russa de segurança cibernética Kaspery, as cifras continuam aumentando.
O ataque foi iniciado por hackers utilizando vírus do tipo ransomware que são malwares que cobram resgate, podendo compactar o arquivo no micro da vítima num pacote criptografado. Até agora o país que mais se deu mal com esse ataque foi a Rússia.
Os hackers que deflagaram a ação querem o resgate de 600 dólares em bitcoins que é uma moeda amplamente utilizada no mundo virtual.
Para você não virar uma nova vítima é necessário ter um antivírus instalado e atualizado no computador, evitar abrir arquivos e links duvidosos além de fazer backups regularmente. A Cert (Cartilha de segurança para a internet) adverte ainda que o pagamento do resgate não garante que você conseguirá restabelecer o acesso aos dados. Todo cuidado é pouco!.F
Com informações EFE, Wired, Veja, CNN