Um drone pode mapear o interior de um edifício inteiro em 20 a 30 segundos
O Wi-Fi tem amplo emprego nos dias de hoje na transmissão de dados. Atualmente é difícil pensar em usar a internet sem o famoso sinal. Porém pesquisadores alemães descobriram uma outra aplicação para essa tecnologia que pensávamos ter capacidade de fazer, apenas, transmissões sem fio.
A radiação de microondas emitida por um roteador se espalha como uma luz invisível e permite navegar na web ou então conversar no whats app; mas ela pode permitir também que, por exemplo, objetos (ou pessoas) dentro de uma sala sejam fotografados pelo lado de fora, mesmo que entre eles e a "câmera" haja uma parede; isso mesmo, com o sinal é possível fazer fotografias através da parede!
"Ele pode basicamente verificar uma sala com a transmissão Wi-Fi de alguém", disse Philipp Holl, um estudante de física de 23 anos da Universidade Técnica de Munique, ao Business Insider.
Como a tecnologia ainda está no início, as imagens não possuem boa definição; objetos com mais de 4 cm de tamanho podem mostrar suas formas, mas nada de detalhes. A idéia de Holl é por exemplo, criar um holograma 3D por meio do Wi-Fi e assim formar uma imagem de um quarto e também das coisas que existem dentro dele. Seu método utiliza-se primeiro de duas antenas (de Wi-Fi) uma fixa e outra que se move. A fixa, registra todo o plano de fundo de um campo "iluminado" pelo sinal, enquanto a outra grava esse mesmo plano de vários pontos diferentes e é aí que o holograma 3D é obtido. Essas antenas registram não apenas a intensidade (ou brilho) de um sinal Wi-Fi, mas também sua fase. A luz laser é ideal para criar hologramas e os roteadores Wi-Fi emitem radiação de microondas em freqüência e fases semelhantes aos lasers; sendo assim os hologramas podem ser formados também por meio do padrão de sinal Wi-Fi. Os sinais das antenas vão para o computador onde um software elimina as diferenças de intensidade e fase. Está feita, então, a imagem!
As aplicações são grandes e vão desde detectar pessoas vítimas de escombros até espionar alguém. .F
Com informações Business Insider