Mais próximo da Fusão nuclear para a geração de energia.
Ao contrário da fissão nuclear, a fusão nuclear não produz resíduos radioativos ou outros subprodutos. É uma forma de energia totalmente limpa.
Uma fissão é a divisão do núcleo de um átomo em nêutrons e núcleos menores e assim há a liberação de energia. Já na fusão, enormes quantidades de energia são produzidas quando os átomos são fundidos em temperaturas altíssimas. Se usarmos como exemplo a longevidade do Sol, chegaremos a conclusão que essa energia é quase infindável. Tudo que se tem a fazer para termos acesso a ela é construir uma estrutura que consiga controlar uma bola de gás de plasma com temperatura de milhões de graus centígrados. É uma questão de conseguir aprisionar o plasma tempo suficiente para que ocorra uma reação nuclear e isso é conseguido se o campo magnético estiver em pleno funcionamento; sem ele não há como conter a bola quente de plasma.
Vários projetos de reator de fusão nuclear já foram feitos em todo o mundo e o W 7-X Stellerator produzido na Alemanha é uma das tentativas mais promissoras. Em vez de tentar controlar o plasma com apenas um campo magnético 2D, que é a abordagem utilizada pelos reatores tokamak mais comuns, o stellerator funciona através da geração de campos magnéticos 3D.
Em testes realizados, a equipe de pesquisadores dos Estados Unidos e da Alemanha confirmaram que o Wendelstein 7-X (W 7-X) stellerator está produzindo os super-fortes, campos magnéticos 3D que seu projeto previu, com "precisão sem precedentes". Os pesquisadores encontraram uma taxa de erro inferior a um em 100.000.
"Para nosso conhecimento, esta é uma precisão sem precedentes, tanto em termos de engenharia como de construção de um dispositivo de fusão, bem como na medição de topologia magnética", escrevem os pesquisadores na Nature Communications.
Apesar do sucesso do teste o reator não pode ainda gerar eletricidade de fusão nuclear. Ele é apenas um teste que demonstra que o conceito pode funcionar no futuro.
Os testes irão continuar e nova bateria de testes de fusão nuclear com deutério (ao invés de hidrogênio), já estão programados para 2019. Qual dos reatores irá conseguir gerar energia com segurança? O Tokamak ITER da França ou o alemão W 7-X? Somente o tempo dirá! .F
Com informações Science Alert