Quanto menor, mais potente!
A IBM partiu na frente e anunciou que já possui o primeiro chip de silício de 5nm do mundo. Isso significa em termos práticos que os computadores e dispositivos no futuro bem próximo serão muito mais potentes e também muito mais portáteis e que se você pensar um pouco mais, chegará a conclusão que o PC (ou smarthphone ou tablet) no qual está lendo essa super notícia, será coisa do passado.
Esse avanço tecnológico resulta de uma parceria da IBM com a Global Foundries e com a Samsung. Além de ser o primeiro chip do tamanho de uma unha que consegue ajuntar 30 bilhões de transístores, é também o primeiro em que foi aplicada a litografia ultravioleta extrema (EUV) e não somente isso, mas também os GAA e FETS - Transistores de efeito de campo de porta horizontal. A IBM já anunciou também que em breve tanto esses GAA como os FETS ficarão ainda menores.
Com a nova tecnologia de 5nm haverá em torno de 40% de aumento de desempenho, queda de 75% no consumo de energia e também, é claro, a redução do tamanho dos dispositivos. Sejam bem vindos ao futuro. .F