Existem agora 4.034 candidatos a planeta identificados pela Kepler. Desses, 2.335 foram confirmados como exoplanetas.
O catálogo foi apresentado na segunda (19) em uma coletiva de imprensa, no Centro de pesquisa Ames no Vale do Silício, na Califórnia.
"O conjunto de dados Kepler é o único que contém uma população de planetas, próximos, parecidos com a Terra - planetas com aproximadamente o mesmo tamanho e órbita que a Terra", disse Mario Perez, cientista do programa Kepler na Divisão de Ciência Astrofísica da NASA."Compreender a frequência de planetas iguais a Terra na galáxia irá ajudar a organizar as futuras missões da NASA para encontrar outra Terra".
Esta é a oitava versão do catálogo em que foram reunidos todo o conjunto de dados das observações do telescópio Kepler durante os 4 anos de missão. Essas informações são importantes para que os cientistas possam determinar como é a demografia planetária da galáxia.
"Este catálogo cuidadosamente medido é o alicerce para responder diretamente a uma das questões mais importantes da Astronomia: quantos planetas iguais a Terra estão na galáxia?", Disse Susan Thompson, pesquisadora da Kepler para o Instituto SETI em Mountain View, Califórnia, e líder Autor do catálogo. .F
Com informações NASA