Plataformas do tamanho de uma unidade flash USB capazes de realizarem múltiplas funções laboratoriais já são uma realidade e poderão estar a venda em 2 anos.
Imagine um canivete suíço com suas várias funções. Agora use a mesma lógica desse canivete para um laboratório de análises clínicas. É exatamente isso que os engenheiros do departamento de Engenharia Elétrica e de Computadores da Universidade Rutgers (EUA) estão desenvolvendo.
Os instrumentos que são normalmente operados por pessoas dentro de um laboratório convencional, foram superados pelo Lab-on-a chip (esse é o nome do dispositivo), um biossensor que será capaz de reunir num único chip várias funções presentes num laboratório de última geração.
O novo Lab on a Chip é capaz de analisar suor ou sangue, codificar as micropartículas e assim detectar biomarcadores múltiplos ligados a várias doenças.
"Um biomarcador é muitas vezes insuficiente para identificar um distúrbio específico devido à natureza heterogênea de vários tipos de enfermidades, como doenças cardíacas, câncer e doenças inflamatórias", disse o pesquisador Mehdi Javanmard em um comunicado de imprensa. "Para obter um diagnóstico e um gerenciamento preciso de várias condições de saúde, você precisa ser capaz de analisar biomarcadores múltiplos ao mesmo tempo".
A equipe de cientistas fizeram testes no Lab-on-a chip e estão trabalhando numa versão mais modernizada e muito mais exata, já que que o primeiro chip apresentou apenas 95 por cento de acerto. A meta agora é chegar aos 100 %. .F
Com informações Futurism
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: