Houve uma redução de cerca de 10 por cento da glicose, o que é suficiente para reduzir complicações nos olhos, rins e sangue.
Pesquisadores da Universidade de Gotenburbo na Suécia trabalham num estudo a respeito da possibilidade de tratamento da diabete tipo 2, utilizando o brócolis. Segundo o estudo, o brócolis contém uma substância chamada sulforafano, que diminui os níveis de glicose no sangue.
Os testes foram realizados com 97 voluntários e tiveram a duração de 12 semanas. A dose administrada foi equivalente a 5 quilos do vegetal, ingerido diariamente. Ao fim dos testes, os pacientes obesos que apresentavam maiores níveis de glicose basal, se beneficiaram; a redução média do nível de glicose foi de 10%.
Nesse teste apenas 3 dos 97 voluntários não tomaram a metformina que já é usada na regulação da glicose em pessoas diabéticas. O problema com essa substância é que ela não é bem tolerada por 15% de pacientes com diabetes, devido à possibilidade de danos aos rins. Enquanto a metformina torna as células mais sensíveis à insulina, tirando mais glicose da corrente sangüínea, o sulforafano suprime as enzimas do fígado que estimulam a glicose. Enfim, são abordagens diferentes no combate ao mesmo problema.
Já que os testes foram realizados em um pequeno grupo de pessoas, mais pesquisas ainda serão necessárias para verificar se esta droga pode ser usada no tratamento da diabetes tipo 2. .F
Com informações Science Alert
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: