terça-feira, 27 de junho de 2017

Quem foi? - Barba negra.

O mais notório pirata do séc. XVIII operava nas Índias Ocidentais e na costa leste das colônias  britânicas.


Para muitas pessoas, a figura do pirata está relacionada com uma vida de liberdade e de aventuras; esta idéia não está errada, mas é necessário considerar o pirata como um bandido igual aos que atuam em terra firme. a única diferença que existe entre um pirata e qualquer outro fora da lei é que  ele pratica todos os seus crimes no mar ou em cidades praieiras. Atualmente a pirataria ainda existe, porém a sua "época de ouro" ocorreu entre os séculos XVI e XVIII. Durante todo esse tempo, vários piratas ficaram famosos e tiveram seus nomes imortalizados na história, como Francis Drake, Capitão Kidd, Anne Bonny, Mary Read, Calico Jack, Black Bart e Edward Teach (ou Thatch), mais conhecido como Barba negra. 
Por mais desinformada que uma pessoa possa ser, é muito difícil nunca ter ouvido falar, em algum momento de sua vida, no nome desse pirata.
Como é comum na vida dos que se lançaram na profissão de bandidos do mar, a biografia de Edward Teach é cheia de lacunas. Os fatos referentes ao inicio de sua vida são muito escasos. O que se sabe mais ou menos é que ele nasceu na década de 1680 na cidade portuária de Bristol. Segundo historiadores Teach provavelmente começou a trabalhar ainda adolescente, no porto de sua cidade e talvez tenha sido marinheiro viajando para o Caribe e as Bahamas.
Talvez por não ter conseguido dinheiro, coisa muito comum no serviço tanto de um navio mercante como de um navio de guerra daquela época, nem prestígio, Teach pendeu para uma vida independente,  muito mais aventureira e rentável.
Segundo especialistas no assunto, Teach teria conhecido o pirata Benjamin Hornigold no final do ano de 1716, quando ele tinha trinta anos de idade. Edward Teach se tornou pirata quando já estava velho e viveu como tal por um curto período de tempo (dois ou três anos). Hornigold operava na região de New Providence, arquipélago localizado nas Bahamas e era bastante temido tanto pelos outros piratas como pelas autoridades marinhas. Depois que foi aceito na confraria do experiente pirata, tudo o que Teach tinha a fazer era aprender o máximo que pudesse para se tornar um pirata muito bem sucedido. Foi exatamente isso que aconteceu.
Partindo do porto de Nassau, os dois piratas realizaram várias viagens capturando e saqueando navios franceses e espanhóis. É claro que a maior parte das façanhas de Teach não passam de boatos, já que ele jamais poderia ter feito tanto em tão pouco tempo.
Depois que entrou na pirataria, deixou sua barba grossa e negra (bastante fechada) crescer e chegar a um comprimento  exagerado, dando-lhe uma aparência assustadora e, assim, grande vantagem psicológica sobre suas vítimas. Antes de um ataque, Teach se paramentava, amarrando sua longa barba em transas com fitas de diferentes cores e para deixar sua aparência ainda mais sombria e assustadora, resolveu acrescentar pavios acesos feitos de corda de cânhamo embebida numa mistura de salitre com água de cal; tal mistura queimava lentamente e fazia fumaça induzindo suas vítimas a pensarem que estavam sendo atacadas por uma criatura infernal.  Com toda certeza, Teach era um homem esperto que soube desde o início a usar o terror psicológico para desmotivar as vítimas a lutar.
Quando Hornigold navegava pelas águas americanas interceptou e atacou um  navio negreiro chamado Concord, que saiu da Guiné francesa e tinha como destino a ilha de Martinica; o Concord de origem inglesa, foi roubado pelos franceses que lhe colocaram o nome Le Concord des Nantes, era um navio grande de 200 a 300 toneladas, armado com 14 canhões; o butim foi tão generoso, com muitas jóias e objetos de prata, mais uma grande quantidade de ouro em pó, que o experiente pirata resolveu se aposentar e começar uma nova vida com negócios mais honestos. Teach recebeu o Concord de presente,  mudou seu nome para Queen Anne's Revenge e o armou com 40 canhões, sendo o navio de guerra mais poderoso nas águas das carolinas. Com uma excelente e sofisticada arma de guerra (para a época é claro), em pouco tempo, o Barba Negra assombrou as águas do Atlântico.
Se você pensa que a vida do pirata era apenas escaramuças marítimas e muita rapina está enganado. Segundo historiadores, Teach era um homem de grande coração, capaz de abrigar no seu interior quatorze esposas. Imagine quantos descendentes do Barba Negra não devem existir no mundo atualmente. Conta-se que a décima quarta esposa era uma adolescente de dezesseis anos, filha de um fazendeiro de Bath Country.  Além de ter um coração espaçoso, Teach era um homem que sabia ser generoso quando lhe convinha; assim, ele compartilhava tanto o rico butim como suas, ora vejam, esposas. A jovem de 16 anos, por exemplo, era abusada por alguns escolhidos de sua tripulação. Quando o famoso e temido capitão cansava da libertinagem dentro do navio, com suas esposas, partia para terra firme e tomava as esposas e filhas dos fazendeiros.
As práticas criminosas do pirata, num curto período de tempo foram ficando cada vez mais sofisticadas sendo que ele montou até uma base na baía Ocracoke, um ponto estratégico na Carolina do Norte que concedia uma ótima vista para o mar e assim, era fácil observar qualquer navio que se aproximava.
Diante da audácia cada vez maior do barbudo, a população local resolveu agir e recorreu ao governador da Virgínia, Alexander Spotswood, que prontamente atendeu ao pedido de socorro colocando uma pequena força sob o comando do experiente primeiro tenente Robert Maynard, além de redigir cartas de recompensas a quem conseguisse capturar o Barba Negra e sua tripulação vivos ou mortos. Com todas essas providências, certamente a carreira do Barba Negra não iria demorar muito; ao menos não iria continuar sendo tão bem sucedida.
A operação de captura do terrível pirata exigiu semanas de planejamento, mas foi bem sucedida. Quatro navios deixaram o porto em Hampton na Virgínia, se dirigindo para a Carolina do Norte. Por incrível que pareça, Teach já sabia que o governador Spotswood iria enviar uma expedição para caçá-lo, mas só acreditou quando viu um barco se aproximar numa tentativa clara de abordagem do Adventure (seu atual navio). A tática de Barba Negra foi a de conduzir o Adventure por um dos canais da baía, com águas rasas que fariam com que o navio inimigo encalhasse; porém os navios menores e mais leves continuaram a perseguição. Sem dúvida o pirata barbudo nesse dia estava sem sorte porque sua tática deu totalmente errada e ainda por cima o navio que acabou encalhando foi o Adventure. Mainard encostou e Barba Negra não perdeu tempo lançando garrafas recheadas de pólvora com pregos, pedaços de metal e balas. A tripulação de Teach invadiu a embarcação inimiga e o combate sangrento aconteceu; a ordem do pirata era que os homens de Maynard fossem massacrados. Como acontece sempre nos filmes, o herói e o bandido ficaram frente a frente. Primeiro um atirou no outro, porém Teach erro o alvo; mesmo ferido no braço, empunhou sua espada e partiu para cima de Maynard e o corpo a corpo começou. No desenrolar do combate, a espada de Maynard quebrou e esse driblava o barbudo raivoso, por dentro do navio, ao mesmo tempo que tentava recarregar a sua arma; o pirata barbudo tentava enfurecido abater o tenente e teria conseguido se um dos doze homens de Maynard não golpeasse o pescoço de Teach com a espada. Esse foi o segundo ferimento de outros 23 que vieram a seguir. A resistência física de Barba negra foi incrível, mas finalmente ele tombou morto
É claro que os detalhes do confronto entre Maynard e o infame pirata não foram comprovados e não podem ser totalmente aceitos como verossímeis. Segundo o próprio Maynard, Teach conseguiu sobreviver e lutar com 5 tiros e outros 20 golpes de espada. Depois da vitória,  Maynard pendurou a cabeça do terrível pirata no seu navio, como um troféu que lhe conferiu fama e orgulho. A morte de Barba Negra representou o fim de uma era da pirataria no Novo Mundo. .F
Com informações A general history of the pyrates, The pirate king, QAR project
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Super Notícias para você focar

Marcadores

Acelerador de partículas Acrilamida Água Água em Europa AIDS Aie Aie Airbus Airlander Alfabeto antigo alimentos Alzheimer Andrômeda Anonymous Anti-matéria Antibiótico Antropologia Antropologia forense Apollo 11 aranha Armas Aroeira-pimenteira Arqueologia Arquitetura Arroz Arsênico ART Arte As mosquinhas do banheiro Asteroide Asteróide Asteróide metálico Asteróide QA2 Astrofísica Astronauta Astronomia Ataque cibernético Atronomia Auroque auto-regeneração AVC Aventura Aviação Avião hiper-sônico Bactéria bactérias Barata Barba Negra Batatas Bdellovibrio bacteriovorus Bennu Besouro trilobite Bíblia Biocrude Biofilme biologia Biomarcadores Biometria Bioquímica Biotecnologia Boro unidemensional Brinquedo Brócolis Buraco negro Buraco negro molecular Buraco negro supermassivo Camapu Câncer Câncer de mama Canhão eletromagnético Carne sintética Carro Elétrico Carro voador Catalogo de planetas CCM Cegonha bico de sapato celular Células tronco Centro da Terra Cérebro congelado Cerveja Chip Chuva de meteoros Ciclismo Ciência Cigarro Cimento Portland Cinema Cinturão de Kuiper cirurgia ocular Clima Cobra Cobra pênis Cocaína Colete salva vidas Colonia na Lua Combustível Combustível fóssil Cometa Complexo funerário comportamento Computador quântico Concreto Concreto romano conjunção de planetas Construção Corrida Cosmologia Cremação Crise da ciência moderna Cristais do tempo Cristal Aquaman Cruzadas Cultura cura da cegueira Curtas Cytosponge DeeDee Depressão Descarga elétrica Descartes Diabete dióxido de vanádio Discalculia DNA Doença celíaca Dragão azul Dragão de Komodo Dragon drones Dubai Eclipse lunar Economia Edifício flutuante Egito Em Foco Embriologia Energético Energia Energia nuclear Energia solar Engenharia Entregas por drones Escrita rupestre Esgrima Esôfago de Barret Espaço Espaço. Espionagem Esportes Estação espacial Estatística Estratégia Estrela binária Estrela que solta raio Estrelas Estudo do cérebro EV Exercícios Exoesqueleto robótico Exoplanetas Exploração espacial Falcon 9 Falcon 9 Fang blenny Fazenda de cadáveres Febre Febre amarela Fecundação Fedor Feromônios Fezes e Urina no espaço Filosofia Filtro de dessalinização Física Foguete Eletron Foguetes elétricos Formação estrelar formiga do deserto Fossa das Marianas Fóssil Fotossíntese Fringehead sarcástico frio Fusão nuclear Futuro Fuxing Galaxia Galáxia Galáxia morta Galleria mellonella Gatos Gelo inflamável Genealogia Genética Geologia Geopolítica Ginástica artística Ginástica de trampolim Ginástica ritmica Go for Gold Golfe Google Grafeno Guerra Guerra espacial Hackers Hand Spinner Handebol HD atômico Hidrato de metano Hieróglifos Hiperloop Hipismo História HIV Holograma Hoquei na grama Horário de verão Hotel Hyperloop Hubble Ictiossauro Ilha dos Gatos Impressão digital Infecção hospitalar Informática inovação insetos Inteligência Artificial Internet Internet via rádio Invenção Invenção maluca iPhone7 Isomax James Webb jogos Judô KELT11b KELT9b KIC 8462852 Lab on a Chip Lagarta cabeça de dragão. Lagosta boxeadora Lazer de raios-X Leonid Rogozov Levantamento de peso LHC LHS1140b Li-Fi Libélula Ciborgue Libra LIGO Literatura Livro venenoso Locirífero Lógica Lua Lua negra Luta Greco-Romana Luta Livre Lutas maconha Mal de Parkinson Malária Malleus Maleficarum Mamute Manuscritos do Mar Morto Maratonas aquáticas Marte Matabele Matemática Matéria Matrix Medicina Medicina regenerativa Mesentério Meteorologia Mimas Mineralogia Missão à Marte Missão espacial Mitologia Moab Moeda Morcegos vampiros Mosca escorpião Mosquito Múmias Mundo Nado sincronizado Nano materiais Nano tecnologia NASA Natação Natal Nematodeo Neoclinus blanchardi Neurologia Nova vacina Novo estado da matéria Numismática Nuvem rolo Nuvens artificiais O falso Cruzeiro O-R3 Oclusão dentária Odontologia Olimpíada Olimpíadas One Web Ônibus autônomo Osíris-Rex Paleontologia Pão de barata Paradoxo Paradoxo do avô Peixe diabo negro Pele eletrônica Pentatlo moderno Perclorato Pesquisa Petya Pinheiro de Cook Pirâmide de Gizé Pirata Píton Planetas Poeira estrelar Pokémon. tecnologia Política Polo aquático Pompéia Porta-aviões Gerald Ford Proxima b pseudomonas aeruginosa pseudouridimicina Qubit Que bicho é este? Quem foi Quimera azul Química quinta força fundamental do universo Rã fluorescente Radiação ultravioleta railgun Rainha Tiye Ransomware Realidade aumentada Realidade virtual Reis magos Relâmpago Religião Relógio atômico Rembrandt Remo Robô Robô cirurgião Robô Philae Robô policial Robótica Rocket Lab Roupa voadora Rover Rugby Salamandra Salmonela Salto 1p Saltos ornamentais Sangue artificial Sangue tipo O Satélite Saturno Saúde Sequenciamento genômico Sinal Wow Singularidade tecnológica Sistema Solar Sky Drive Smartphone SOFIA Sol artificial Solar Express Solar Probe Plus Solo Marciano. Sonda Cassini Sonda espacial Juno Sonda espacial New Horizons Sonda Rosetta Sondas inteligentes Space X SR-72 Stephen Hawking Stratolaunch Submarino Sulforafano Super bactéria Super curtas Super Lua Super Noticia Super vídeo Superbactéria Superfície Synalpheus pinkfloydi Tabela Periódica Taekwondo Tardígrado tardígrados Tashirojima Tatuagens sonoras Tecnologia Telescópio Telescópio Kepler Teletransporte Tempo Tênis Tênis de mesa Terapia com luzes Terzan 5 Thaad Tiro com arco Tiro esportivo Titã Tornozelo biônico Torre de Babel Torres de Nanjing Traje espacial Transistor Transplante de cabeça Transporte pneumático Transportes Trem bala Triatlo Tubarão Tubarão fantasma Turismo Uber elevate Unidades de medida Universo USB Vela Veneno Venetoclax Verme bobbitt Via Láctea Via-Láctea Viagem espacial Viagem no tempo Vida extraterrestre Vôlei Vôlei de praia Vôo-hipersônico VX W 7-X Stellerator WhatsApp Wi-Fi Wolverine. X2 XV-24 Zika Zoologia Zoológico de micróbios Zumbis