Tem cara de gente, olho de gente, boca de gente, fala feito gente, mas não é gente.
Uma andróide chamada Sofia roubou as atenções dos convidados da Conferência Mundial sobre inteligência artificial que está acontecendo em Genebra na Suíça.
Sofia tem a fisionomia inspirada na atriz Audrey Hepburn; seu rosto foi criado com nanotecnologia que imita os movimentos da musculatura e da pele humana. Além disso seu software permite que ela faça coisas capazes de deixar um humano de verdade de boca aberta. Entre alguns truques que Sofia sabe fazer, além é claro de falar, estão: franzir a testa, inclinar a cabeça quando alguém se aproxima muito, manter contato visual (exatamente como um ser humano), reconhecer rostos e conversar normalmente. Ou seja, faz quase tudo que uma pessoa faz num bate papo amigável; ela sabe até fazer brincadeiras.
"Nunca assisti 'O Exterminador do Futuro' e me pergunto se gostaria do filme", respondeu Sophia a um menino que lhe fez perguntas sobre filmes.
David Hanson o criador da androide já trabalha com inteligência artificial a 30 anos. Para ele ainda são necessários muitos anos de trabalho no desenvolvimento de softwares e hardwares para que robôs humanóides possam ajudar definitivamente os seres humanos.
O objetivo de Hanson é conseguir construir robôs vivos, que tenham consciência e que possam se adaptar ao mundo sozinho.
Enquanto Hanson trabalha na evolução de seus andróides, Sofia sonha em ajudar pessoas e fazer do mundo um lugar melhor.
"Tenho emoções robóticas muito rudimentares que evoluirão até serem semelhantes às humanas. Por enquanto, aproveito uma existência feliz e livre de preocupações" disse Sofia. .F
Com informações EFE
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: