Empresa inglesa recebeu financiamento milionário para desenvolver ambientes virtuais de larga escala.
É isso aí, quem já assistiu e gostou da louca aventura cibernética repleta de ação, possível unicamente num universo irreal, e dos mais extravagantes efeitos especiais e perspectivas absurdas, ficará empolgado com a idéia de trazer a ficção para o plano da realidade e tornar ela uma matrix.
Embora para o filósofo Jean Baudrillard, o mundo pós-moderno já seja uma matrix, tem gente que está tentando "matrixar" ainda mais a realidade.
Uma empresa de tecnologia situada em Londres (Reino Unido) está com um projeto focado no desenvolvimento de um universo virtual em larga escala que permite simulações massivas. Interessante não?
Para a primeira etapa do projeto, a Improbable (o nome tem tudo a ver com a matrix: "improvável"), recebeu uma ajuda milionária de várias empresas, entre elas,uma companhia japonesa de telecomunicações. Ao que parece o projeto já conseguiu colocar no seu cofre a bolada de 500 milhões de dólares. Com essa super ajuda, o caminho está mais que pavimentado para a Matrix.
Esse projeto da Improbable, ainda, não está voltado para a realidade cotidiana das pessoas; nela, como Baudrillard denunciou, a Matrix já existe com alguma intensidade; o mundo pós moderno é uma espécie de Matrix sem sistemas cibernéticos, ou seja, uma Matrix natural; acredite, neste exato momento em que você lê esse post, ela está em pleno funcionamento.
O objetivo da empresa londrina é causar um grande impacto na indústria dos games. Será a nova era dos jogos eletrônicos que tornarão os que conhecemos hoje, tão antigos como uma gramofone ou uma locomotiva a vapor. Além de entrar com força total na área do entretenimento, o projeto da Improbable irá levar a experiência da simulação à cenários de tomada de decisões no mundo real, como por exemplo aplicativos de infraestrutura, logística e transporte. .F
Com informações
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: