O submarino robótico, foi recentemente lançado no Kickstarter pela Robosea.
O drone para quem ainda não sabe é um veículo aéreo não tripulado (VANT ou do inglês para o português, zangão) guiado por controle remoto. Um detalhe importante sobre esses "insetos mecânicos" que estão se tornando uma febre atualmente e que prometem ter aplicações em variadas áreas é que sua concepção já existe desde meados da década de 40 do século passado. Isso mesmo! Os mísseis V-1 e V-2, desenvolvidos pelos alemães, tinham o conceito primário dos drones de hoje em dia. Eles eram feitos para levarem bombas até o alvo; naquele tempo os computadores embarcados ainda não existiam; a programação era feita por giroscópios mecânicos. Depois dessa invenção alemã vieram os mísseis teleguiados os aeromodelos os drones e agora, temos também o drone subaquático.
Criado pela Robosea com sede em Pequim, o BIKI é o primeiro drone subaquático biônico. Tal como os drones voadores, o BIKI vem equipado com uma câmera (nele é usada uma câmera 4 k) que envia as imagens para o Smartphone ou tablet.
O novo brinquedinho pode mergulhar a uma profundidade de 60 metros e caso ele perca o sinal do controle remoto, seu sistema de GPS possibilita que encontre o caminho de volta. Além disso, ele nada de forma autônoma se desviando de todos os obstáculos. Sua bateria lhe permite ficar 90 minutos debaixo d'água e mover-se a uma velocidade de apenas 1,7 km/h. O peixe robô, é propulsionado por uma cauda flexível semelhante a de um peixe; mas pode ficar certo que as imagens de sua câmera de 150 graus tem um sistema de estabilização interno que garante imagens suaves que não deixará transparecer nenhuma oscilação do seu nado.
A equipe que projetou o drone subaquático, disse que já foram testados 30 protótipos e usado o feedback de mais de 100 testadores; tudo para melhorar seu design e desempenho. .F
Com informações Mais tecnologia
Focou??? Fúlvio Garcia