As baterias de íon de lítio são problemáticas por causa do líquido orgânico dentro delas, que é inflamável se a bateria ou o dispositivo ficar muito quente.
As baterias de ion-lítio serão coisas do passado. Os cientistas do Laboratorio de pesquisa naval e da empresa EnZinc acreditam que o zinco-níquel é o material ideal; para eles, as baterias dos celulares atuais trazem consigo muitos transtornos (como restrição de transporte, fornecimento limitado de matéria prima - o lítio e o cobalto- infraestrutura de reciclagem limitada e principalmente falta de segurança) desde a sua fabricação até o seu descarte. O Zinco-níquel ao contrário é um material mais barato, seguro e disponível em escala global.
A capacidade teórica, do novo material, em armazenar energia é maior em 50% do que a de ion-lítio; esta energia extra foi conseguida depois que desenharam a nova bateria como uma estrutura esponjosa. Antes disso, a formação de dendritos durante o ciclo na recarga, dificultava a capacidade de armazenagem.
São os íons de lítio que provocam explosões. As novas baterias de níquel-zinco além de serem mais baratas, tornará os aparelhos celulares muito mais seguros. Tomara! .F
Com informações Signal afcea