Os cálculos indicam que eles podem estar a uma distância de algumas centenas de anos-luz da Terra, e teriam um peso igual ao de Netuno ou até de vários Júpiters.
Um estudo realizado na Universidade de Harvard, nos EUA, tenta dizer o quão próximo da Terra os fragmentos de estrelas que foram trituradas por buracos negros podem chegar.
Como um buraco negro tem força gravitacional muito forte, a todo instante há objetos de todos os tamanhos viajando ao seu encontro. Segundo cientistas uma estrela pode ser completamente engolida por um buraco negro em apenas 24 horas; depois que é totalmente mastigada pelo monstro é expelida com força, a uma velocidade de até 10.000 km/s, na forma de gases e fragmentos pelo universo; esse material ejetado violentamente se juntará depois e formará então novos objetos que não são planetas, mas podem ter o mesmo tamanho.
A depender da localização do buraco negro, os fragmentos das estrelas que ele devorou podem chegar à vizinhança da Terra em cerca de um milhão de anos.
Buracos negros existem em todas as galáxias e da mesma forma que a Via Láctea atira material estelar em direção as suas vizinhas, ela também pode ser atingida.
A pesquisa tentará também distinguir os planetas formados naturalmente dos que são formados por materiais ejetados dos buracos negros; sendo que eles podem ser formados num espaço de um ano enquanto para a formação de um planeta como Júpiter são necessários milhões de anos. .F
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: