Um número estimado entre 3% a 6% da população sofre de discalculia.
Imagine um aluno que não é bom em matemática; quando o professor inicia sua aula, esse aluno tem vontade de dormir e na hora da prova sua nota na melhor das hipóteses é "2". Uma conta simples para esse mesmo aluno é uma tortura; as relações que os números formam uns com os outros por meio das quatro operações se tornam tão obscuras que a cabeça parece ferver e um misto de ansiedade, nervosismo e decepção consigo mesmo tomam conta. Pois bem, esse aluno tem discalculia.
A discalculia é um problema neurológico que afeta a habilidade de uma pessoa em compreender e manipular números; essa dificuldade é bem menos conhecida que a dislexia e a dispraxia embora muitas vezes esteja relacionada com elas. Enquanto uma pessoa com dislexia e dispraxia demonstram suas dificuldades com a fala e a coordenação motora, o discalcúlico só demonstra sua limitação em situações em que os números estão envolvidos. A discalculia ocorre em pessoas com qualquer nível de Q.I. e não tem nada a ver com problemas de visão, audição ou qualquer lesão cerebral.
Já existem várias pesquisas a respeito deste transtorno e para alguns especialistas, ele está relacionado com o desenvolvimento do cérebro no útero ou então nos primeiros anos de vida. Há também suspeitas de que a discalculia é hereditária.
A discalculia foi identificada em 1974 pelo Dr. Ladislav Kosc. Logo ele chegou a conclusão que o problema não era muito simples e não se resumia em apenas uma mera dificuldade com os números; então com o progresso de suas pesquisas conseguiu descrever seis tipos de discalculia, cada uma correspondendo a dificuldades específicas na matemática. Esses tipos de discalculia podem ocorrer separadas ou virem juntas:
➤Discalculia Verbal - Dificuldade em nomear quantidades matemáticas, números, termos, símbolos e relações matemáticas.
➤Discalculia Lexical - Dificuldades na leitura de símbolos matemáticos, como numerais.
➤Discalculia Gráfica - Dificuldades na escrita de símbolos matemáticos, como números ou sinais matemáticos.
➤Discalculia Operacional - Dificuldades na realização de operações e cálculos matemáticos.
➤Discalculia Ideognóstica - Dificuldades em fazer operações mentais e na compreensão de conceitos matemáticos, como identificar se um número é maior do que outro.
➤Discalculia Practognóstica - Dificuldade em tornar prático os conceitos matemáticos teóricos, por exemplo trabalhar equações.
"Em algumas crianças, a memória pode não funcionar bem, por isso as habilidades matemáticas não se automatizam", explica Tanya M. Evans, responsável por um estudo realizado pelo Centro Médico da Universidade Georgetown e pela Universidade de Stanford nos EUA.
Ter conhecimento da discalculia é muito importante para os pais que têm crianças na escola, e imprescindível aos educadores de Matemática, uma vez que este problema aparece com variados níveis de intensidade em um número estimado de 3% a 6% da população mundial. .F
Focou??? Fúlvio Garcia