A Luta Greco-Romana é um dos esportes mais antigos da Olimpíada. Seu estilo de combate é composto de complicadas técnicas de derrubadas e imobilizações, não tendo socos, chutes ou qualquer golpe traumático; é um pouco parecida com o Judô. Para quem nunca presenciou uma luta Greco-Romana. Foque no vídeo abaixo e tire suas conclusões:
Na antiguidade os atletas lutavam nus, com o corpo coberto por azeite e uma fina camada de areia. O azeite era uma forma de diminuir os odores do corpo durante a luta e a areia servia como um bloqueador térmico.
Regras:
Durante os 2 tempos de 3 minutos cada, o objetivo é derrubar o adversário e encostar o seu ombro no chão. Se isso não acontecer a disputa pode ser vencida por "superioridade técnica", que é quando o lutador fica com 10 pontos de vantagem sobre o seu adversário. Caso isto não aconteça, a luta é definida a favor do lutador que somar mais pontos.
A Luta Livre é uma Luta Greco-Romana mais liberal. Enquanto a Greco-Romana usa apenas o tronco e os braços para atacar e defender, a Luta-Livre utiliza-se também das pernas.
Focou ???
Fúlvio Garcia