A resposta é talvez!
Já a algum tempo, se cogitava a existência de uma quinta força fundamental. Físicos do mundo inteiro estavam empenhados na demonstração da existência dessa suposta força e recentemente os cientistas húngaros chegaram o mais perto até agora da descoberta dela. Mas você deve estar se perguntando o que finalmente é este negócio de força? Por acaso é aquela força que nos envolve e que mantém o universo em equilíbrio? A mesma que os Jedis do filme Star Wars usam a seu favor? Bom, os Jedis não existem nem é possível (até agora) controlar estas forças... mas é quase parecido com a "Força" do Star Wars.
Para a Física atual, no Modelo Padrão, o universo possui 13 partículas que se combinam umas com as outras e daí formam 4 forças fundamentais que interferem em tudo o que acontece no mundo em que vivemos e tentamos conhecer; é mais ou menos como as nossas 23 letras do alfabeto que, combinadas, formam as palavras e com elas podemos descrever qualquer coisa que quisermos. Para quem ficou curioso aqui vai as 4 mandatárias do universo: Eletromagnetismo, Força nuclear forte, Força nuclear fraca e Gravidade.
A força eletromagnética é responsável por manter as moléculas juntas. A força nuclear forte é a cola dos núcleos atômicos enquanto a força nuclear fraca está envolvida no decaimento radioativo dos átomos; por último temos a velha conhecida gravidade que é a força que impede que literalmente o universo perca sua ordem e por exemplo a Terra saia da órbita do Sol... etc. E a quinta força? Esta, segundo os cientistas, teria a mesma intensidade da gravidade e na escala cosmológica teria menos de um milímetro. Ainda segundo os cientistas esta quinta força está intimamente relacionada com a Energia Escura já que há a suspeita que ela seja parte do Fóton Escuro.
Quais as implicações desta descoberta?
Calcula-se que a Energia Escura seja tão grande, que ocupe 95% do universo. Ou seja, tudo o que conhecemos atualmente são míseros 5% (talvez, nem isso). Sendo assim, a descoberta desta Quinta Força Fundamental ajudaria muito na melhor compreensão do universo.
Focou ???
Fúlvio Garcia