O redemoinho de fogo é um fenômeno em que o fogo se torna vertical, como num redemoinho de vento. Isto acontece devido a condições específicas de temperatura do ar e das correntes de vento. O redemoinho de fogo ocorre, na maior parte das vezes em incêndios florestais, quando há correntes de ar ascendentes e convergentes; daí surge uma assustadora coluna vertical de fogo que pode medir de 10 metros a 1 km de altura e durar de segundos a mais de 10 minutos. O fogo do redemoinho de fogo é sempre amarelo avermelhado devido às partículas que não foram queimadas totalmente (devido a ausência de oxigênio); neste caso esses pedaços de partículas continuam voando no meio do incêndio.
O fogo azul é uma outra coisa; note bem, se o fogo amarelo avermelhado é desta cor por causa de partículas que não foram totalmente incineradas, o fogo azul é limpo, pois predominou oxigênio suficiente e queimou todas as partículas. Focou?
Os cientistas da Universidade de Maryland descobriram, justamente um novo tipo de redemoinho de fogo, totalmente limpo, fácil de reproduzir e mais estável que o redemoinho natural. E o que isso significa? Bem, se um fogo não tem partículas que ficam espalhadas pela natureza depois que a chama acaba, não há a famosa fuligem nem a emissão de poluentes. A menos que você queira montar uma fábrica de pneus por exemplo, a tal da fuligem só irá sujar, lhe dar trabalho e problemas respiratórios.
Uma das aplicações desse fogo azul é, por exemplo, a queima de derivados de petróleo (como óleo) nos vazamentos no mar.
Focou ???
Fúlvio Garcia