Sim, um grupo de astrônomos amadores se depararam com um sistema muito estranho. começaram a observá-lo e logo passaram a descoberta para a Universidade de Warwick da Inglaterra que prontamente começou a estuda-lo.
O sistema é o AR Scorpii na constelação de Escorpião a 380 anos-luz da terra; lá existe uma estrela anã branca do tamanho da Terra, porém com uma massa 200 mil vezes maior, que tem um comportamento inédito em toda a história da Astronomia: ela solta raios (esse comportamento foi visto apenas em estrelas de nêutrons). Ao seu lado orbita uma estrela anã vermelha (bem fria) com um terço da massa do Sol; as duas dançam num ciclo de 3,6 horas. Acontece que a danadinha da anã branca é extremamente magnética e gira a grande velocidade liberando elétrons que formam um facho que atinge a sua companheira vermelha fazendo com que todo o sistema pulse.
"Sabemos que estrelas de nêutrons pulsam assim há 50 anos e algumas teorias previam que estrelas anãs brancas também poderiam se comportar assim", afirma Boris Gänsicke, coautor do estudo.
Focou ???
Fúlvio Garcia