O Falcon 9 levou à órbita da Terra o satélite de comunicações SES-10, sendo lançado a partir de Cabo Canaveral, Flórida.
Foi ontem às 19:27 minutos, horário de Brasília. O foguete Falcon 9 foi utilizado em abril do ano passado e recuperado para ser relançado nesta nova missão da Space X. A empresa espacial tem mais foguetes para serem reutilizados no futuro, uma vez que vem adotando o método de recuperar todos os chamados foguetes reforçadores, ou seja, foguetes auxiliares que entram em ação nos primeiros momentos do lançamento e servem para potencializar o empuxo inicial original de um outro foguete que também é acionado durante o lançamento. Os foguetes reforçadores são ejetados do conjunto principal, logo depois que a aceleração ideal é alcançada.
A idéia por detrás da reutilização de foguetes é clara: economia. Sem precisar construir novos foguetes, que são muito caros, o custo de uma missão espacial fica muito mais barata; Elon Musk já vislumbra viagens espaciais turísticas no futuro próximo e o barateamento desses lançamentos significará mais pessoas podendo conhecer o espaço.
A partir de agora, os foguetes ou pelo menos o primeiro estágio deles, serão reaproveitados. O Falcon aterrissou com sucesso num navio previamente posicionado no Oceano Atlântico e está pronto para ser utilizado pela terceira vez.
"São 15 anos para chegar a este ponto, que nos tomou um longo tempo. Uma série de passos difíceis ao longo do caminho, mas estou incrivelmente orgulhoso da SpaceX ser capaz de alcançar este marco incrível na história do espaço." Comemorou Musk. .F
Com informações de IDG Now!
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: