Embora muito comum no universo, o hidrogênio é raro na Terra.
Entrando na onda ecologicamente correta, cientistas do centro aeroespacial alemão decidiram construir uma engenhoca que consiga produzir hidrogênio. Para isso, desenvolveram o Synlight, um poderoso sistema de luz composto de 149 lâmpadas de arco curto de xenon (do mesmo tipo dos grandes projetores de cinema) com a capacidade de focar a energia equivalente à radiação de 10 mil sóis sobre um único ponto. Segundo os especialistas o super farol tem capacidade de criar temperaturas de até 3.000 graus centígrados.
O hidrogênio é um combustível que não produz emissão de carbono quando é queimado; sendo assim não produz aquecimento global e esse é o principal motivo para produzi-lo. A única dificuldade é que para criá-lo é necessário dividir a água em dois componente que são o oxigênio e o hidrogênio e isso não é tão fácil de fazer a ponto de produzir uma enorme quantidade para suprir os veículos terrestres e os aviões de todo o planeta.
Mas como o hidrogênio pode ser criado com pouco mais de uma centena de lâmpadas? A idéia é até simples: foca-se as "lâmpadas" numa chapa de metal que aquece até 800ºC; neste momento, esguicha-se vapor de água e então o oxigênio se separa do hidrogênio.
O Synlight ainda precisa de muitos aperfeiçoamentos principalmente na questão do gasto de energia que é utilizada na sua operação. Segundo os cientistas em apenas 4 horas de funcionamento, o sistema gasta a mesma quantidade que um lar médio gasta no decorrer de um ano.
Logo depois de aperfeiçoado e testado, a idéia é que o sistema criador de hidrogênio seja aumentado em 10 vezes para que assim, seja apropriado para a produção industrial. .F
Com informações de www.focus.de
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: