Esse trabalho tem muitas aplicações na Engenharia de alta tecnologia.
Os pesquisadores da Universidade Estadual de Washington nos EUA, desenvolveram um método de fabricação 3D único que, pela primeira vez, cria e controla com precisão a arquitetura de um material desde uma escala nano até centímetros; esse importante trabalho tem aplicações no desenvolvimento e fabrico de catalisadores, super capacitores e também em andaimes biológicos bem como em baterias e materiais leves ultra longos. O fato interessante desta descoberta é que seus resultados imitam a intrincada arquitetura de materiais naturais como madeira e osso.
Essas minúsculas estruturas, são porosas e possuem uma área extremamente forte. O chefe da equipe de pesquisadores afirmou que esse método pode ser utilizado em qualquer material que pode ser reduzido em nanopartículas; essa possibilidade existe para a maioria dos materiais.
Os cientístas se inspiraram num processo raro da natureza, para a fabricação dessa estrutura em 3D: As minúsculas gotas de névoa que contêm enxofre e se evaporam nos desertos quentes da África Ocidental dando origem a flores cristalinas.
Este novo método diminui para zero o desperdício e aumenta a rapidez na fabricação em larga escala.
Os pesquisadores pretendem utilizar a nano escala numa série de aplicações industriais e já estão desenvolvendo ânodos e cátodos finamente detalhados e porosos para baterias que atualmente são fabricadas de estruturas sólidas. Este avanço certamente transformará a indústria e aumentará significativamente a capacidade das baterias permitindo a utilização de materiais novos e de maior energia. .F
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: