Enquanto todas as outras representações da rainha que foram encontradas até o momento foram esculpidas a partir de quartzito, esta estátua rara é feita de alabastro.
"Uma estátua bonita, distinta e única", como definiu o ministro de antiguidades Khaled al Anani, foi descoberta por arqueólogos egípcios e europeus, que estavam trabalhando numa escavação no templo funerário de Amenhotep III; ao que tudo indica, trata-se da rainha Tiye esposa do rei Amenhotep III e avó do famoso faraó Tutancâmon.
A estátua esculpida em alabastro foi descoberta, acidentalmente, ao lado da perna direita do colosso de Amenhotep III na escavação em Kom Al-Hittan, na margem ocidental de Luxor, na antiga cidade de Tebas.
A doutora Hourig Sourouzian que chefiou a escavação avaliou a conservação da estátua como muito boas e acrescentou que apesar da idade, todas as cores foram preservadas.
De acordo com o ministério de Antiguidades do Egito, apesar de bem conservada, os pesquisadores efetuarão trabalhos de restauração na estátua. .F
Com informações do The times
Focou??? Fúlvio Garcia
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: