A idéia foi apresentada
em uma oficina do workshop Visões para a Ciência Planetária 2050, realizado pela NASA.
A NASA garante que é possível transformar o planeta vermelho numa colônia humana se um campo magnético for criado.
O campo magnético funciona como um escudo que protege o planeta da radiação e dos ventos solares. A Terra possui seu campo magnético natural; sem ele a vida não existiria pois a atmosfera seria varrida e o nosso planete se transformaria num deserto gelado.
A idéia dos cientistas da NASA para gerar um campo magnético em Marte é a instalação de um dipolo, no ponto Lagrange 1 (Lagrange são pontos especiais próximos de um sistema orbital de dois corpos massivos) nesse caso dois satélites, um em cada polo acompanhando o planeta na sua órbita e gerando campo magnético de 1 a 2 Teslas seriam, segundo os cientistas da NASA, suficientes para proteger o planeta e além disso aumentar sua temperatura em 4º.
Com o aumento da temperatura, o dióxido de carbono no polo norte do planeta poderá ser derretido, criando efeito estufa e novamente aumentando a temperatura até chegar as condições parecidas com a presença de água no estado líquido.
"Uma atmosfera marciana com maior temperatura e pressão permitiria que houvesse água em estado líquido suficiente na superfície para melhorar a exploração humana na década de 2040", diz Jim Green, da divisão de ciência planetária da Nasa.
Por enquanto tudo não passa de ficção científica, já que o homem nem pisou o solo marciano ainda; além disso criar um campo magnético ao redor de um planeta não é tão simples como parece; certamente esse empreendimento científico demandará muito investimento e pesquisa.
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: