O projecto é da Endless Runway e financiado pela Comissão Europeia, utilizando atualmente simulações para testar o plano revolucionário
Não, não é brincadeira. Existe mesmo o projeto de construção de uma pista circular para pousos e decolagens de aviões; essa pista com cerca de 3.5 quilômetros de largura, teria quatro vezes mais capacidade de operar do que uma convencional; mas não é somente isso, os defensores da pista circular garantem que as operações com o novo sistema aumentaria o tráfego, haveria maior economia de combustível nas operações de aproximação e taxiamento, além das aeronaves poderem decolar e aterrissar independentemente da direção do vento.
"As aeronaves podem decolar e aterrissar em pontos desse círculo para ter certeza de que não têm ventos de cruz e apenas ventos de frente", disse Hank Hesselink, do Centro Aeroespacial dos Países Baixos em uma entrevista à BBC.
Pelo menos três condições de vento estão previstas no projeto:
Vento forte - A aeronave deve voar para um ponto de pouso em que os ventos estejam de frente para ela.
Vento baixo - Sem restrições meteorológicas. As aeronaves poderiam aterrissar e decolar em intervalos mais curtos, em qualquer seção da pista.
Ventos alterados - A seqüência de aeronaves em espera (para aterrissar ou decolar) vai mudando com a variação da direção do vento.
Com ventos baixos, até três aeronaves poderiam usar ao mesmo tempo e com toda segurança a pista circular, já que ocupariam apenas seções limitadas do aeródromo.
A idéia já existe desde 1964 quando a Marinha dos EUA efetuou vários pousos e decolagens bem suscedidas em pistas de teste para automóveis. Os pilotos que participaram do teste, de início disseram que sentiam que estavam "voando para um buraco", mas logo se tornaram entusiastas do projeto. O tempo passou e a projeto acabou engavetado.
Se dessa vez o projeto decolar, a pista circular será uma maneira segura e eficiente de lidar com todo o tráfego atual nos aeroportos. Garantem os autores do projeto revolucionário. .F
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: