Esse sistema é 78 vezes menor que o colete salva vidas e atua com a mesma eficiência.
Imagine uma situação em que um nadador num rio ou mesmo no mar necessita de um colete salva vidas.
Os afogamentos sempre ocorrem. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 372.000 pessoas se afogam a cada ano; é a quarta causa de morte acidental em adultos e a terceira em crianças e adolescentes em todo o mundo.
Quando o afogamento ocorre, há a asfixia devido a aspiração de líquido e conseqüente hipoxemia que é a insuficiência das taxas de oxigênio no sangue.
Uma maneira de impedir que ocorra a aspiração de água, é impedir que o corpo submerja. Como fazer isso? Como impedir que a água vá para dentro das vias respiratórias? Uma forma simples de impedir que isso aconteça é a utilização do bom e velho colete salva vidas. Porém há uma desvantagem nesses coletes, eles são grandes e impedem que os banhistas se divirtam. Quem sabe nadar, acha desnecessário usá-lo e ainda por cima, impede quem gosta do esporte, de dar boas braçadas. Porém o problema pode ser solucionado usando um pouco de ciência.
A idéia é simples e consiste num balão inflável de nylon, enrolado dentro de um pequeno recipiente, onde há também um cilindro de CO2, preso ao braço do nadador. No momento do perigo, tudo o que se tem a fazer é puxar a alavanca. O cilindro enche o balão em menos de um segundo e garante perfeita flutuabilidade, agindo como um salva vidas. .F
Com informações Bored pandaFocou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: