quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Biologia - As mosquinhas do banheiro

Aquelas mosquinhas que vivem no banheiro, também chamadas dry fly, são insetos da família Psycholidae. Seu habitat preferido são os banheiros e se você quer saber mais informações sobre esse bichinho, continue Focado nesta Super Notícia!

Esse inseto só consegue viver em ambientes de intensa humidade; como o banheiro é um local onde existe bastante evaporação, principalmente quando ligamos o chuveiro durante o inverno, as mosquinhas não precisam se deslocar para outros cômodos da casa, mesmo porque somente no banheiro existe o alimento que suas lavas tanto precisam. Quanto mais evaporação melhor e com toda essa umidade, a mosquinha se sente no paraíso para se reproduzir; então ela vai para os ralos da pia e do banheiro onde existe uma camada gelatinosa proveniente da gordura natural que perdemos de nossa pele, quando lavamos a mão ou tomamos banho; ela é rica em matéria orgânica onde estão presentes fungos e bactérias. Nesse meio altamente nutritivo, a mosquinha faz a sua postura de ovos; então quando eles eclodem, as larvinhas começam o banquete. Ou seja, se você já viu essa mosquinha na parede de seu banheiro, isso pode ser um alerta de que a limpeza tem que ser um pouco mais caprichada.


Focou ???

Fúlvio Garcia

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Astronomia - Planeta irmão da terra pode ter sido descoberto


A descoberta é realmente interessante! Se os pesquisadores da Universidade Queen Mary na Inglaterra estiverem certos, a Terra tem um irmão, ou melhor, um sósia. Ele fica a 4,2 anos luz (37 trilhões de quilômetros) da Terra e junta todas as condições para que a vida possa ser mantida. 

Veja a relação de distância entre a Terra e alguns dos planetas habitáveis:


O Proxima b (esse é o nome que os pesquisadores lhe deram) orbita a uma distância ideal (7,5 milhões de Km) do seu sol, a estrela Proxima Centauri, a mais avizinhada do nosso astro rei;  além disso tem um sistema rochoso igual ao da Terra e devido aos cálculos do diâmetro de sua superfície e distância do seu sol, levando-se  também em consideração que trata-se de uma estrela vermelha (isto é, bem mais fria que o nosso Sol) há possibilidade de haver água, nem que seja no seu interior.
O Poxima b é quase uma vez e meia maior que o nosso planeta e consegue completar seu movimento de translação em apenas 11,2 dias terrestres. Ele não possui movimento de rotação e isso faz com que tenha diferenças enormes de temperatura de um hemisfério para outro; estima-se que chegue a 30º na parte que fica de frente para sua estrela, enquanto do outro lado a temperatura despenca para 60º negativos. Se houver água, ela estará na parte mais quente. Por enquanto não dispomos de tecnologia para alcançar este "sósia" da Terra, mas quem sabe no futuro próximo não poderemos colonizá-lo?


Focou ???

Fúlvio Garcia

Astronomia - Juno se aproxima de Júpiter


A sonda espacial Juno completou  no último dia 27 um vôo rasante de 4,2 mil Km de distância da superfície jupiteriana  a fim de estudar melhor a atmosfera,  gravidade,  campos magnéticos, composição química e outras coisas mais, além é claro de fazer várias fotos do gigante. 

“Levaremos alguns dias para as informações serem baixadas, e ainda mais um tempo para entendermos o que Juno e Júpiter estão tentando nos dizer. Essa é a nossa primeira oportunidade de realmente dar uma olhada detalhada no rei do Sistema Solar e começar a compreender como ele funciona”

 Afirmou à imprensa Scoot Bolson um dos pesquisadores da missão.


Uma sonda espacial nunca havia se aproximado tanto de Júpiter como a Juno. Antes dela, em 1974 a Pioneer 11 conseguiu chegar a 43,4 mil km de distância. Mas, você deve estar se perguntando, por que demorou tanto para enviarem uma nova missão que tentasse uma melhor aproximação? A resposta é que organizar uma missão dessa envergadura custa muito caro e demanda muito tempo com pesquisa; porém a NASA enviou a Sonda espacial Galileu que não ultrapassou os 200 mil km de distância da superfície do maior planeta do sistema solar, pelo fato de ter sido danificada pelo cinturão de radiação. 

Nos próximos 18 meses a Juno irá fazer outros 35 vôos rasantes à superfície do planeta. Se a nave aguentar às aproximações, nós teremos belíssimas fotos do outro mundo e os cientistas saberão muito mais a respeito do planeta e também do Sistema Solar.


Focou ???

Fúlvio Garcia

domingo, 28 de agosto de 2016

Tecnologia - Novo tipo de concreto que consegue cicatrizar rachaduras


Os pesquisadores da Universidade técnica de Delft na Holanda, desenvolveram um novo tipo de concreto que consegue cicatrizar rachaduras. Parece uma história tirada de um filme de ficção científica, mas quando ocorre algum tipo de rachadura (não pode ultrapassar os 8 mm), o novo concreto age como a nossa pele e volta ao normal em algumas semanas.


O material milagroso


Esse material milagroso parece ser vivo e é! Na sua preparação além do concreto propriamente dito, são adicionadas colônias da bactéria Bacillus pseudofirmus e também seu alimento preferido: o lactato de cálcio. 
Este tipo de bactéria é muito resistente, tendo como habitat locais extremos como crateras de vulcões ativos; além da grande resistência, elas formam esporos e podem continuar vivas por mais de 200 anos.


Acordando para comer


Até o momento sabemos que as bactérias não são seres inteligentes; elas são microorganismos unicelulares, desprovidos de envoltório nuclear, organelas membranosas e claro de inteligência; sendo assim, quando há uma rachadura na parede feita com o novo tipo de concreto, elas são acionadas não por saberem que precisam trabalhar e pelo senso de  dever,  mas pelos elementos físicos do ambiente, entre eles a umidade. Neste momento, as bactérias acordam (se tornam ativas) e começam a consumir o lactato de cálcio produzindo então o calcário, como resultado final da digestão.
A relevância desta tecnologia está na economia com a manutenção em paredes de edifícios, pontes e barragens. O único problema da construção de estruturas que podem se auto reparar é o alto custo.  O novo concreto custa o dobro do tradicional.

Focou ???

Fúlvio Garcia

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Astronomia - Vênus e Júpiter ficarão bem próximos neste sábado


Conjunção é um termo tanto astronômico quanto astrológico que significa o encontro de planetas. Trata-se no entanto, apenas de uma visão de ótica que depende exclusivamente do ponto em que se observa os astros em conjunção. Se você nunca viu este fenômeno astronômico, terá a chance neste sábado dia 27, em que o planeta Vênus e Júpiter se encontrarão nos céus da América do Sul. Quem quiser assistir o espetáculo, deve olhar em direção ao Oeste, na constelação de Virgem e não precisará de nenhum instrumento ótico especial; o espetáculo poderá ser visto a olhos nus.  

Outra vez, só daqui a ...

Quem perder o encontro planetário, só poderá vê-lo novamente em novembro de 2065, ou seja, daqui a 49 anos. Uma outra conjunção dos dois planetas ocorrerá em 2022, mas eles não ficarão tão próximos. No Sábado dia 27, Vênus e Júpiter estarão próximos apenas para nós, já que na realidade a distância entre os dois astros é de 720 milhões de quilômetros. 

Focou ???

Fúlvio Garcia

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Cosmologia - Descobriram a quinta força fundamental do universo ?


A resposta é talvez!
Já a algum tempo,  se cogitava  a existência de uma quinta força fundamental. Físicos do mundo inteiro estavam empenhados na demonstração da existência dessa suposta força e recentemente os cientistas húngaros chegaram o mais perto até agora da descoberta dela. Mas você deve estar se perguntando o que finalmente é este negócio de força? Por acaso é aquela força que nos envolve e que mantém o universo em equilíbrio? A mesma  que os Jedis do filme Star Wars usam a seu favor? Bom, os Jedis não existem nem é possível (até agora) controlar estas forças... mas é quase parecido com a "Força" do Star Wars.
Para a Física atual, no  Modelo Padrão, o  universo possui 13 partículas que se combinam umas com as outras e daí formam 4 forças fundamentais que  interferem em  tudo o que acontece no mundo em que vivemos e tentamos conhecer; é mais ou menos como as nossas 23 letras do alfabeto que, combinadas, formam as palavras e com elas podemos descrever qualquer coisa que quisermos. Para quem ficou curioso aqui vai as 4 mandatárias do universo: Eletromagnetismo, Força nuclear forte, Força nuclear fraca e Gravidade.
A força eletromagnética é responsável por manter as moléculas juntas. A força nuclear forte é a cola dos núcleos atômicos enquanto a força nuclear fraca está envolvida no decaimento radioativo dos átomos; por último temos a velha conhecida gravidade que é a força que impede que literalmente o universo perca sua ordem e por exemplo a Terra saia da órbita do Sol... etc. E a quinta força? Esta, segundo os cientistas, teria a mesma intensidade da gravidade e na escala cosmológica teria menos de um milímetro. Ainda segundo os cientistas esta quinta força está intimamente relacionada com a Energia Escura já que há a suspeita que ela seja parte do Fóton Escuro.

Quais as implicações desta descoberta?

Calcula-se que a Energia Escura seja tão grande, que ocupe 95% do universo. Ou seja, tudo o que conhecemos atualmente são míseros 5% (talvez, nem isso). Sendo assim, a descoberta desta Quinta Força Fundamental ajudaria muito na melhor compreensão do universo.
Focou ???

Fúlvio Garcia

Saúde - Sangue artificial e a segunda revolução nas transfusões


Desde que Karl Landsteiner descobriu o fator RH e classificou os grupos sanguíneos (sistema ABO) em 1900, um problema ainda não foi sanado: a falta de sangue para doação. Isto se deve ao fato de que não é possível estocar sangue por tempo ilimitado; as plaquetas por exemplo, não passam de 5 dias; os glóbulos vermelhos podem ser conservados por mais tempo, mas mesmo assim chegará um momento que perderão a validade e terão que ser descartados. Ou seja, o que acontece atualmente é que o estoque tem que ser constantemente mantido com novas doações, que nem sempre ocorrem; então a falta de algum tipo de sangue ou plaquetas é sempre uma realidade. Porém a empresa japonesa Megakarion trabalha num projeto revolucionário que praticamente acabará com a falta de doadores e também com o alto custo em manter o estoque conservado, além de reduzir a zero o risco de contaminações. Com a possibilidade de fabricação de sangue artificial, o fantasma da escassez nos bancos de sangue está definitivamente eliminado. O método, já descoberto a uma década, consiste em criar megacariócitos (que são células da medula óssea responsáveis por gerar plaquetas sanguíneas) além de glóbulos vermelhos a partir de células-tronco pluripotentes induzidas (iPS). Essas iPS podem ser reprogramadas para se tornarem qualquer tipo de célula; basta para isso, serem coletadas de qualquer tipo de amostra, como por exemplo, células da pele. Segundo estimativas baseadas na necessidade de sangue, na falta doadores e no envelhecimento da população, o fornecimento de sangue será um problema em 2027.
A Megakarion tem previsão de que consiga fornecer o sangue artificial e atender a demanda mundial até 2022.

Focou ???

Fúlvio Garcia

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Super curtas - O Airlander sofre um acidente durante aterrissagem.


No seu segundo vôo de teste, o Airlander sofreu um acidente quando tentava aterrissar. “O voo foi muito bem e o único problema foi o pouso”, disse um porta-voz da HAV. A aeronave que custou a bagatela de 25 milhões de Libras esterlinas (100 milhões de reais), aterrissou de "cabeça", fazendo a cabine de comando esbarrar no chão e ficar toda amassada. Felizmente a tripulação escapou ilesa. 
O primeiro vôo de teste do dirigível foi realizado no último dia 17 e não houve nenhum acidente. 
A equipe técnica da HAV irá estudar quais as causas do incidente. A meta do fabricante do Airlander é construir 10 aeronaves por ano.

Veja como aconteceu:




Veja mais aqui

Focou ???

Fúlvio Garcia

sábado, 20 de agosto de 2016

Olimpíadas - Rugby


Os esportes com bola são bastantes comuns desde a antiguidade e ao que parece, vários povos antigos tiveram a mesma idéia principalmente no que diz respeito às modalidades parecidas ao Rugby; os romanos por exemplo, jogavam o Harpastum e  na região de Florença, jogavam o Cálcio que tinham certas semelhanças com o sucessor moderno. Mas onde e como o Rugby surgiu? Segundo a lenda, em 1923 na Rugby school na cidade de Rugby na Inglaterra, um grupo de jovens jogavam Futebol quando um deles, chamado William Webb Ellis, tomou a bola nas mãos, avançou o campo adversário e como resultado da invasão, todos adversários tentaram contê-lo segurando-o. Estava inventado o Rugby.

O jogo

É jogado por duas equipes de 15 jogadores (7 no Rugby sevens) numa partida com dois tempos de 40 minutos cada.

A bola é bastante diferente da jogada no Futebol, tendo formato oval, com um cumprimento de 28 a 30 cm e pesando 460 gramas.

A dimensão do campo é de 144 x 70 no meio do qual há uma linha divisória que separa os adversários.
Veja o campo de Rugby no Focográfico abaixo:
:

A marcação de pontos consiste em levar a bola até atrás da linha do gol e colocá-la no chão. Parece fácil, não? Mas veja bem, o atleta que conseguir sair correndo com a bola na mão em direção à linha do gol, terá o todo o time adversário tentando impedir que isso aconteça.

As regras do rugby

  • Só é permitido passar a bola com as mãos para os lados ou para trás. Para conduzir a bola para frente, os jogadores devem usar apenas os pés.
  • É permitido agarrar o jogador que tem a posse da bola para roubá-la. Esse golpe é chamado tackle.
  • É permitido que dois ou mais jogadores se unam para bloquear o jogador adversário que tenha a posse da bola e tomá-la. Essa tática é chamada de maul.
  • As formas de se cobrar penalidades são: o punt, que consiste em um chute para frente, o scrum, que consiste no confronto entre os jogadores de ambas as linhas avançadas, o run, que consiste na corrida com a bola, e o pênalti.
  • No rugby, existem dois tipos de cartões: o amarelo, que expulsa o jogador por 10 minutos, e o vermelho, que expulsa o jogador definitivamente da partida.
  • A equipe vencedora é aquela que conseguir marcar mais pontos.
Focou ???

Fúlvio Garcia

Olimpíadas - Pentatlo moderno


Esta modalidade é bastante interessante não apenas pelos esportes que possui como pela sua história.
Na antiguidade, o vencedor das cinco provas era considerado um atleta completo e aclamado pelo público; era então chamado "Victor Lodurum" (Vencedor dos jogos). O título não era exagerado pois o competidor tinha que levar a melhor no arremesso de disco, arremesso de peso, salto em distância, na luta e na corrida; e não é a toa que esta modalidade esportiva era, para os gregos, a mais nobre de todas.
Da mesma forma que os jogos olímpicos antigos surgiram e foram extintos, aconteceu o mesmo com o Pentatlo; ele voltou em 1912  na primeira edição das Olimpíadas modernas, idealizada pelo Barão Coubertin.

Barão de Coubertin

O Pentatlo moderno

Quem pensa que o Barão de Coubertin é apenas o responsável pelo ressurgimento dos jogos olímpicos modernos, está muito enganado; foi dele também a idéia de ressuscitar o Pentatlo. Para Coubertin, esta modalidade era a que melhor representava o espírito olímpico.
O pentatlo moderno não é idêntico ao antigo pois nele se encontra estilos esportivos que antes não existiam, pelo menos no Pentatlo antigo. O Barão se inspirou no soldado de cavalaria do século XIX que precisava, logicamente, ser um bom esgrimista, ser capaz de montar um cavalo desconhecido, atirar, correr e nadar.

Na versão moderna desta modalidade olímpica, o vencedor será o que somar mais pontos nas 5 disciplinas.

Focou ???

Fúlvio Garcia

Olimpíadas - Tiro esportivo


Da mesma forma que o arco e flecha, as armas de fogo surgiram da necessidade de combater o inimigo no campo de batalha; elas representam uma grande evolução da forma de combate. Mesmo sendo ainda uma forma  de ofensa ao inimigo sempre usada em situações de conflito, a arma de fogo começou a ser usada também como esporte, sendo depois substituídas por armas de ar ou pressão. 
O tiro esportivo está nas olimpíadas desde a primeira edição dos jogos na era moderna sendo que somente em 1968 na cidade do México, as mulheres começaram a competir.
Atualmente o tiro esportivo é disputado em 15 modalidades sendo que 9 delas é masculina e 6 feminina.

Saiba muito mais sobre o tiro esportivo focando este video:


Focou ???

Fúlvio Garcia

Olimpíadas - Tiro com arco


Quem nunca ouviu falar no lendário Robin Hood, que roubava dos ricos para dar aos pobres? Esta figura heróica e carismática tinha como principal característica uma incrível pontaria no tiro com arco. Nos tempos do Robin, as armas de fogo não existiam e quem fosse obrigado a ir para o campo de batalha, precisava manobrar bem uma espada e além disso, saber atirar com o arco e flexa.  A invenção é mais antiga do que a lenda inglesa; nos tempos do império romano a arma já existia e era bastante temida, basta observar a manobra "tartaruga" que os legionários faziam quando a chuva de flechas inimigas começava.
Legionários romanos em formação tartaruga

Com o desenvolvimento da tecnologia militar, o arco e flecha se tornaram obsoletos; porém a arma continuou sendo utilizada nos clubes esportivos. Nos EUA e Inglaterra foram  organizados vários  eventos competitivos nos finais do sec. XIX; em 1900 o Tiro com arco entrou para as olimpíadas

Foque no vídeo abaixo e saiba tudo sobre as regras:



Acertando na mosca:

É possível uma pontaria tão perfeita, mas tão perfeita que acertaria uma flecha que já teria alcançado o centro do alvo? Sim, não apenas é possível como isso já aconteceu. O nome desta jogada genial é Robin Hood (olha ele aí outra vez) e você que é inteligente e que está focando esta super notícia já deve saber o porquê do nome desta jogada, não é mesmo?

Focou ???

Fúlvio Garcia

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Olimpíada - Nado sincronizado


Era conhecido como Ballet aquático e é uma modalidade esportiva que teve início no século XIX, porém só se tornou um esporte de fato em 1923 com a apresentação "peixes antigos" coordenada pela professora Kataryna Cortes.
A primeira competição, ocorreu em Berlim em 1891. O nado sincronizado é uma fusão de ballet, natação e ginástica, formando coreografias que seguem o rítimo de uma música escolhida pela  equipe a se apresentar. Esta modalidade exige muita coordenação, flexibilidade, força física, precisão e claro, sincronismo.

A competição

Ocorre em duas etapas: os exercícios técnicos (definidos pelos árbitros) e os exercícios livres. A pontuação vai de zero a dez. Qualidade técnica, graça, delicadeza, sincronismo e até a qualidade coreográfica são fundamentais para a equipe vencedora. As competidoras não podem tocar o fundo da piscina, ou seja, elas devem flutuar na água enquanto desenvolvem a coreografia, tem que demonstrar graça e leveza e  principalmente devem sempre manter o sincronismo não apenas entre si, como também com a música que é escutada dentro (por auto-falantes sub aquáticos) e fora da piscina.

Focou ???

Fúlvio Garcia

Olimpíadas - Ginástica ritmica


A Ginástica rítmica ingressou nas olimpíadas em 1984. É uma evolução da Ginástica convencional que se combinou com elementos de balé; nela as exigências de perfeição, simetria, bilateralidade, elegância nos passos são extremamente importantes; a ginasta deve iniciar o mais cedo possível, de preferência antes dos 10 anos, para que haja entrosamento tanto técnico quanto físico com os movimentos.
O surgimento da Ginástica rítimica foi mais ou menos depois da primeira guerra mundial. O nome da nova modalidade foi estabelecido algum tempo depois em 1946 na Rússia; o termo "Rítmica" surgiu justamente pela presença de música na apresentação.

Apresentação

Na apresentação o movimento corporal e o manuseio de aparelhos são combinados ao rítimo de uma música.

Aparelhos

A Ginástica Rítmica possui 5 aparelhos que são utilizados pelas ginastas sobre o tablado que deve ter 14 x 14 metros e ser composto por um material macio que absorva as possíveis quedas e dê impulsão aos saltos da ginasta.

Corda - Possui nós nas duas extremidades. A ginasta se apresenta, manuseando este aparelho de forma bastante artística.


Arco - Possui cerca de 90 cm de diâmetro interno e tem peso de 300 g

Bola - É o único aparelho em que não é permitido ficar  continuamente em contato com a ginasta durante a apresentação. Possui de 18 a 20 cm e pesa em media 400g. Deve ser jogada e recuperada enquanto a atleta desenvolve sua performance, com a maior precisão possível.


Maçãs - Neste aparelho, a delicadeza e precisão são fundamentais. Possui de 40 a 50 cm de cumprimento e pesa 150 mg cada. Os movimentos usados com esse aparelho são rolamentos, curvas, círculos e várias figuras assimétricas.


Fita - É formado por duas partes: o estilete que é uma vareta que segura a fita e a fita propriamente dita. pesa 35 mg e tem largura de 6 cm, medindo 6 metros de cumprimento. Na apresentação, a ginasta cria desenhos variados como espirais, serpentinas e etc.


Focou ???

Fúlvio Garcia

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Olimpiadas - Taekwondo


Em Português Taekwondo é uma luta moderna e significa "arte de lutar com os pés e com as mãos" tem origem na Coréia e é resultado de uma fusão de estilos marciais antigos, praticados neste país.

As competições

Em 1964 a luta teve seu primeiro campeonato na Coréia. 
Nas Olimpíadas de Seul (1988) e Barcelona (1992) o Taekwondo participou como esporte de exibição, mas ficou ausente em Atlanta (1996).
Somente na Olimpíada de Sydney (2000) foi que o Taekwondo começou a participar como modalidade olímpica.

Foque no vídeo abaixo e saiba mais sobre a luta coreana.


Focou ???

Fúlvio Garcia

Olimpíadas - Remo


O esporte surgiu na Inglaterra no sec. XIX com os clubes às margens do rio Tâmisa. Em pouco tempo o Remo se proliferou por toda Europa e passou a fazer parte dos jogos olímpicos; porém não pôde disputar sua primeira edição, devido  as más condições de tempo em Atenas (sede da primeira edição) no dia da competição; o esporte então só estreou de fato nas olimpíadas. na sua segunda edição em Paris no ano de  1900.

A modalidade

O Remo é um desporto de velocidade na água onde canoístas remam em direção a linha de chegada. Quem chegar primeiro é o campeão. Dentro do desporto existem 8 classes de barcos:



 Palamenta Dupla






Os barcos com um remo por atleta (“palamenta simples”) podem ser com ou sem timoneiro, à exceção do Oito, que sempre leva o responsável pelo leme: Dois Com (2+), Dois Sem (2-), Quatro Com (4+), Quatro Sem (4-), Oito Com (8+).




Palamenta Simples












Focou ???

Fúlvio Garcia

Curtas - O Airlander fez o seu primeiro vôo na última quinta


O enorme Airlander saiu do hangar nesta última quinta-feira (17) e fez um vôo de 20 minutos ao longo da região norte de Londres na Inglaterra.
O Airlander é vinte metros maior que o Air bus A380 e pode transportar até 50 toneladas de carga, 50 vezes mais que um helicóptero. A HAV (fabricante do Airlander) pretende fabricar 10 Airlanders por ano e os compradores mais interessados são as petrolíferas onde o moderno aeróstato será empregado no transporte de cargas. a operação desses dirigíveis certamente será muito mais prática (ele pode aterrissar por controle remoto) e terá um custo mais barato do que os dos aviões, já que não será preciso pistas de pouso.
Em breve a HAV pretende iniciar o projeto do Airlander 50,  que será 27 metros maior do que esse que decolou na quinta passada. É esperar para ver!

Foque mais sobre o Airlander aqui , e depois foque neste super vídeo abaixo:







Focou ???

Fúlvio Garcia

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Olimpíadas - Triatlo


O triatlo é uma modalidade em que o atleta tem que realizar três provas: natação, ciclismo e corrida, uma imediatamente após a outra. Surgiu em um clube de atletismo na cidade de  San Diego, estado  da Califórnia (EUA) no ano de 1974 e somente em Sydney (2000) o Triatlo começou a fazer parte das Olimpíadas.
No Triatlo olímpico atual são realizadas provas de 1500 metros de natação, 40 km de ciclismo e  10 km de corrida.

Foque no vídeo abaixo e descubra mais as super curiosidades do Triatlo: 



Focou ???

Fúlvio Garcia

Olimpíadas - Judô



Criado no sec. XIX pelo professor de educação física  Jigoro Kano, o Judô é um esporte de luta resultante da fusão de vários estilos de jujutsu; foi idealizado como um método de defesa pessoal além também de uma forma de desenvolvimento físico, mental e espiritual.

A idéia de Kano, rapidamente deu certo, já que a aceitação ao Judô foi grande primeiramente no Japão e logo em seguida no mundo. Atualmente, a luta é praticada em todos os continentes.

Judô nas olimpíadas 

A luta japonesa fez sua estréia nas olimpíadas em 1964, não participando da seguinte; somente 4 anos mais tarte retornou aos jogos olímpicos, permanecendo até a atualidade.

Regras do Judô

A competição acontece num tatame  de 14 x 16 metros, com duração de 5 minutos. O vencedor é o que conquistar o Ippon  (ponto completo) primeiro. Esse ponto completo ocorre quando o atleta consegue derrubar o seu adversário e além disso, fazer com que ele fique com as costas coladas no chão durante 30 segundos. O wasari é meio ponto, o Yuko um terço de ponto; ocorre quando o atleta cai de lado. Por fim temos a menor pontuação no Judô: o Koka; vale um quarto de ponto e acontece quando o atleta é derrubado e cai sentado.   

Focou ???

Fúlvio Garcia

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Olimpíada - Levantamento de peso


O Levantamento de peso  como o próprio nome já diz é um esporte que consiste em levantar a maior quantidade de peso do chão. Esta modalidade é muito antiga, sendo comum em  todos os povos da antiguidade e também muito utilizada na preparação física, inclusive na época dos jogos olímpicos antigos.
A principal idéia  que motivou esta prática está  na necessidade de determinar os mais fortes; por exemplo, na China, um dos métodos de seleção para quem desejasse ingressar no exército era o levantamento de peso; a guerra sempre foi uma excelente fonte de inspiração de novas modalidades esportivas. 
Antes que qualquer pessoa pensasse em transformar o teste de força bruta em esporte, o levantamento de peso foi, por muito tempo, atração circense . Somente no final do século XIX, os primeiros campeonatos  apareceram e na mesma época esta nova modalidade esportiva se tornou olímpica.


Competições


As competições são realizadas com três disciplinas com dois movimentos padrão: o arranque e o arremesso.

No arranque ergue-se o peso num único movimento; não é permitido dividi-lo  em dois tempos. O atleta se agacha, pega a barra com as palmas da mão para baixo e deve levar e manter o peso acima da cabeça até os árbitros constatarem que o corpo do atleta esta totalmente estabilizado; daí eles sinalizam que pode largar o haltere. Veja o vídeo e entenda!



O arremesso é dividido em dois movimentos. O atleta agacha-se e segura a barra com as palmas da mão para baixo e então no primeiro movimento o peso é levantado até a altura dos ombros; no segundo movimento, estando a barra do haltere na altura dos ombros, eleva-se até acima da cabeça e estabiliza-se durante 2 segundos até os árbitros darem o sinal soltar o peso. Veja o vídeo e foque!



Resumindo, o vencedor será o que conseguir erguer maior quantidade de peso nestas duas situações mostradas acima.

Focou ???

Fúlvio Garcia

Super curtas - Interceptando dados pelo som


Era só o que faltava! Esta frase é dita constantemente quando alguém fica surpreso no momento em toma conhecimento de algum fato que nunca havia pensado que poderia acontecer. Pois bem, creio que você irá dizê-la, tão logo saber qual a mais nova idéia dos Hackers para roubar dados.

A nova artimanha consiste em escutar a máquina trabalhando. Especialistas da Universidade Ben Gurion de Israel desenvolveram um sistema que interpreta o movimento do disco rígido e transforma tudo o que foi "escutado" em dados.

Limitações

Porém fiquem tranqüilos! O novo truque não funciona em PCs SSD e além disso, nos PCs sem SSD o cooler representa uma barreira sonora; caso o cooler não esteja funcionando, há ainda uma limitação de tempo e quantidade de dados "traduzidos": a captura dos dados são de 180 bits RSA por minuto. Porém, mesmo com todas essas limitações, a idéia não deixa de ser bastante criativa e também perigosa.

Focou ???

Fúlvio Garcia



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Super Notícias para você focar

Marcadores

Acelerador de partículas Acrilamida Água Água em Europa AIDS Aie Aie Airbus Airlander Alfabeto antigo alimentos Alzheimer Andrômeda Anonymous Anti-matéria Antibiótico Antropologia Antropologia forense Apollo 11 aranha Armas Aroeira-pimenteira Arqueologia Arquitetura Arroz Arsênico ART Arte As mosquinhas do banheiro Asteroide Asteróide Asteróide metálico Asteróide QA2 Astrofísica Astronauta Astronomia Ataque cibernético Atronomia Auroque auto-regeneração AVC Aventura Aviação Avião hiper-sônico Bactéria bactérias Barata Barba Negra Batatas Bdellovibrio bacteriovorus Bennu Besouro trilobite Bíblia Biocrude Biofilme biologia Biomarcadores Biometria Bioquímica Biotecnologia Boro unidemensional Brinquedo Brócolis Buraco negro Buraco negro molecular Buraco negro supermassivo Camapu Câncer Câncer de mama Canhão eletromagnético Carne sintética Carro Elétrico Carro voador Catalogo de planetas CCM Cegonha bico de sapato celular Células tronco Centro da Terra Cérebro congelado Cerveja Chip Chuva de meteoros Ciclismo Ciência Cigarro Cimento Portland Cinema Cinturão de Kuiper cirurgia ocular Clima Cobra Cobra pênis Cocaína Colete salva vidas Colonia na Lua Combustível Combustível fóssil Cometa Complexo funerário comportamento Computador quântico Concreto Concreto romano conjunção de planetas Construção Corrida Cosmologia Cremação Crise da ciência moderna Cristais do tempo Cristal Aquaman Cruzadas Cultura cura da cegueira Curtas Cytosponge DeeDee Depressão Descarga elétrica Descartes Diabete dióxido de vanádio Discalculia DNA Doença celíaca Dragão azul Dragão de Komodo Dragon drones Dubai Eclipse lunar Economia Edifício flutuante Egito Em Foco Embriologia Energético Energia Energia nuclear Energia solar Engenharia Entregas por drones Escrita rupestre Esgrima Esôfago de Barret Espaço Espaço. Espionagem Esportes Estação espacial Estatística Estratégia Estrela binária Estrela que solta raio Estrelas Estudo do cérebro EV Exercícios Exoesqueleto robótico Exoplanetas Exploração espacial Falcon 9 Falcon 9 Fang blenny Fazenda de cadáveres Febre Febre amarela Fecundação Fedor Feromônios Fezes e Urina no espaço Filosofia Filtro de dessalinização Física Foguete Eletron Foguetes elétricos Formação estrelar formiga do deserto Fossa das Marianas Fóssil Fotossíntese Fringehead sarcástico frio Fusão nuclear Futuro Fuxing Galaxia Galáxia Galáxia morta Galleria mellonella Gatos Gelo inflamável Genealogia Genética Geologia Geopolítica Ginástica artística Ginástica de trampolim Ginástica ritmica Go for Gold Golfe Google Grafeno Guerra Guerra espacial Hackers Hand Spinner Handebol HD atômico Hidrato de metano Hieróglifos Hiperloop Hipismo História HIV Holograma Hoquei na grama Horário de verão Hotel Hyperloop Hubble Ictiossauro Ilha dos Gatos Impressão digital Infecção hospitalar Informática inovação insetos Inteligência Artificial Internet Internet via rádio Invenção Invenção maluca iPhone7 Isomax James Webb jogos Judô KELT11b KELT9b KIC 8462852 Lab on a Chip Lagarta cabeça de dragão. Lagosta boxeadora Lazer de raios-X Leonid Rogozov Levantamento de peso LHC LHS1140b Li-Fi Libélula Ciborgue Libra LIGO Literatura Livro venenoso Locirífero Lógica Lua Lua negra Luta Greco-Romana Luta Livre Lutas maconha Mal de Parkinson Malária Malleus Maleficarum Mamute Manuscritos do Mar Morto Maratonas aquáticas Marte Matabele Matemática Matéria Matrix Medicina Medicina regenerativa Mesentério Meteorologia Mimas Mineralogia Missão à Marte Missão espacial Mitologia Moab Moeda Morcegos vampiros Mosca escorpião Mosquito Múmias Mundo Nado sincronizado Nano materiais Nano tecnologia NASA Natação Natal Nematodeo Neoclinus blanchardi Neurologia Nova vacina Novo estado da matéria Numismática Nuvem rolo Nuvens artificiais O falso Cruzeiro O-R3 Oclusão dentária Odontologia Olimpíada Olimpíadas One Web Ônibus autônomo Osíris-Rex Paleontologia Pão de barata Paradoxo Paradoxo do avô Peixe diabo negro Pele eletrônica Pentatlo moderno Perclorato Pesquisa Petya Pinheiro de Cook Pirâmide de Gizé Pirata Píton Planetas Poeira estrelar Pokémon. tecnologia Política Polo aquático Pompéia Porta-aviões Gerald Ford Proxima b pseudomonas aeruginosa pseudouridimicina Qubit Que bicho é este? Quem foi Quimera azul Química quinta força fundamental do universo Rã fluorescente Radiação ultravioleta railgun Rainha Tiye Ransomware Realidade aumentada Realidade virtual Reis magos Relâmpago Religião Relógio atômico Rembrandt Remo Robô Robô cirurgião Robô Philae Robô policial Robótica Rocket Lab Roupa voadora Rover Rugby Salamandra Salmonela Salto 1p Saltos ornamentais Sangue artificial Sangue tipo O Satélite Saturno Saúde Sequenciamento genômico Sinal Wow Singularidade tecnológica Sistema Solar Sky Drive Smartphone SOFIA Sol artificial Solar Express Solar Probe Plus Solo Marciano. Sonda Cassini Sonda espacial Juno Sonda espacial New Horizons Sonda Rosetta Sondas inteligentes Space X SR-72 Stephen Hawking Stratolaunch Submarino Sulforafano Super bactéria Super curtas Super Lua Super Noticia Super vídeo Superbactéria Superfície Synalpheus pinkfloydi Tabela Periódica Taekwondo Tardígrado tardígrados Tashirojima Tatuagens sonoras Tecnologia Telescópio Telescópio Kepler Teletransporte Tempo Tênis Tênis de mesa Terapia com luzes Terzan 5 Thaad Tiro com arco Tiro esportivo Titã Tornozelo biônico Torre de Babel Torres de Nanjing Traje espacial Transistor Transplante de cabeça Transporte pneumático Transportes Trem bala Triatlo Tubarão Tubarão fantasma Turismo Uber elevate Unidades de medida Universo USB Vela Veneno Venetoclax Verme bobbitt Via Láctea Via-Láctea Viagem espacial Viagem no tempo Vida extraterrestre Vôlei Vôlei de praia Vôo-hipersônico VX W 7-X Stellerator WhatsApp Wi-Fi Wolverine. X2 XV-24 Zika Zoologia Zoológico de micróbios Zumbis