O composto é o mais recente desenvolvimento de uma nova classe de drogas anti-câncer que têm como alvo uma família de proteínas que impedem a morte celular programada.
Os cientistas desenvolveram um composto que consegue eliminar um quarto de todos os tipos de câncer. O sucesso contra a doença se deve à molécula S63845 que atua bloqueando a proteína MCL1 responsável pelo crescimento de vários tipos de câncer.
A MCL1 impede que a apoptose (morte celular programada) aconteça nas células cancerígenas, fazendo com que elas permaneçam no corpo e assim se multipliquem e se espalhem mais rápido do que qualquer reação do sistema imunológico e assim há o aumento do tumor. A quimioterapia e a radioterapia reduz o tamanho do tumor, mas as células saudáveis também são destruídas durante o tratamento, trazendo efeitos colaterais para o paciente. Com o novo medicamento, somente as células malígnas são destruídas.
Veja também:
Medicina - Venetoclax. A nova arma contra o câncer.
A pesquisa ainda está em um estágio pré-clínico, e os pesquisadores precisam executar mais testes sobre o composto antes de transformá-la em uma droga que pode ser tomada com segurança por pacientes humanos. Mas os primeiros sinais são muito encorajadores.
A mesma molécula poderá ser utilizada contra outros tipos de câncer no futuro. .F