Tipo de polímero em forma de estrela representa um método promissor no combate às infecções por superbactérias. E o melhor: sem que seja preciso usar antibióticos.
Como já foi tratado aqui, as bactérias super resistentes estão cada vez mais presentes no meio dos seres humanos; estima-se que 700.000 pessoas morrem por ano e segundo a projeção de um estudo recente, este número pode aumentar para 10 milhões em 2050. Diante do cenário assustador, alguns cientistas já decretaram a era do "pós-antibiótico"; nesta nova era, a humanidade estaria totalmente indefesa em relação às infecções; este cenário seria parecido com o que ocorria na antiguidade e idade média.
Método Alternativo
O mundo científico ficou, nesta semana, de pernas para o ar, com um método alternativo contra estas super bactérias, desenvolvido por uma estudante de doutorado da Universidade de Melbourne na
Pesquisadora Shu Lam |
Austrália. A doutoranda e pesquisadora Shu Lam, desenvolveu o SNAPPS (Polímeros Pepitídeos Antimicrobianos Projetados com Nano engenharia).
Os SNAPPS podem atacar as bactérias e matá-las de várias maneiras, sendo uma delas a quebra de suas paredes celulares criando estresse e induzindo-as à autodestruição.
Mesmo tendo sido testada apenas em laboratório e em ratos, a invenção de Lam, parece que funciona realmente; até agora foi bem sucedida em seis estirpes de bactérias.
Ainda não há nenhuma garantia de que a nova técnica irá funcionar em seres humanos. Tudo dependerá agora de novas pesquisas e aperfeiçoamentos, para que no futuro o novo método tenha aplicações clínicas. .F
Focou??? Fúlvio Garcia