Não é uma ave que viveu na época dos dinossauros. Ela ainda existe!
Com cerca de 1,2 metro de altura, uma coloração cinza uma cara de mal e um bico que parece mais um sapato, a cegonha bico de sapato (Balaeniceps rex) não passará desapercebida se alguém a encontrar. Seu habitat é nas regiões pantanosas do Sudão e da Zâmbia na África. Essa ave é tão esquisita que praticamente não possui nenhuma espécie próxima a ela; acredita-se que o único parente que ela tem no mundo é o cabeça de martelo; a bico de sapato reúne características da cegonha, do pelicano, e da garça ao mesmo tempo, mas não é parente de nenhum deles.
São monogâmicas, mas não gostam muito de ficar juntas; ao contrário, preferem a solidão, só se ajuntando na época do acasalamento quando a fêmea põe 2 ovos; por falar nisso, o tempo de reprodução da Balaeniceps é longo; os ovos são colocados durante as chuvas, e os filhotes nascem somente no final da estação seca.
Sua alimentação é o Cyperus papyrus (papiro), mas rãs, filhotes de crocodilos e cobras d'água fazem também parte de sua dieta.
A dona cegonha é bastante longeva; estima-se que consiga viver até os 50 anos e apenas com 4 já está adulta.
Atualmente existe uma população menor que 10.000 indivíduos, isso graças à ocupação humana em seu território que tem se transformado em pastos para criação de gado; além disso, a bico de sapato é também caçada para virar comida e simplesmente por acharem que ela traz azar. .F