O arsênio é uma substância cancerígena e está presente no arroz em grandes quantidades
Uma pesquisa Realizada no ano de 2013 pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (USP) identificou uma grande quantidade de arsênio (222 nanogramas de arsênio por grama de arroz), em quase todos os tipos de arroz, como o branco (polido), o arroz integral (sem polimento) e parboilizado (do inglês partial boiled, ou seja, parcialmente fervido) integral ou branco. No arroz integral foram achadas maiores concentrações da substância química, devido a capacidade de acumulação do farelo de arroz.
O arsênio compõe os pesticidas usados na agricultura e quando liberados na plantação, não se decompõem no ambiente; assim, mesmo depois da colheita, o solo permanece com níveis altos da substância química por décadas e a cada vez que as novas plantações são irrigadas, os grãos de arroz absorvem o arsênio diluído na água.
Para o pesquisador Andy Meharg, professor de ciências biológicas da Universidade de Belfast, na Irlanda do Norte, e pesquisador do Instituto para a Segurança Alimentar Mundial. o consumo de arroz rico em arsênio pode ser prejudicial para adultos e muito perigoso para crianças e bebês.
"Sabemos que níveis baixos de arsênio afetam o desenvolvimento da imunidade, impactam no crescimento e no desenvolvimento do QI", afirma.
Meharg crê que é possível diminuir 80% do nível de arsênio deixando os grãos de arroz na água durante a noite e quando for cozinha-lo usar a seguinte proporção: cinco chícaras de água para cada chícara de arroz. .F
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: