Segundo o deputado Valdir Colatto, a economia de energia não compensaria os danos colaterais causados à saúde e ao humor da população.
O horário de verão terminará neste domingo (19) a partir de 0h. Para quem sempre se atrapalha com essas mudanças, vale lembrar que é preciso, somente, atrasar os relógios em uma hora.
Em vigor desde outubro, a mudança visa economizar energia nos horários de pico (das 18 às 21 horas); segundo o governo houve uma economia de R$ 147,5 milhões (14,5 milhões a menos que a edição anterior), por causa da redução do uso de energia de termelétricas.
Se os números dados pelo governo são reais, é óbvio que houve economia, ainda que pequena; no entanto, há dúvida se realmente vale a pena expor a sociedade aos efeitos colaterais provocados pela mudança de horário; estudos apontam sintomas indesejados como dores de cabeça, aumento da fadiga, taquicardia, diminuição de rendimento nos estudos e no trabalho, principalmente em pessoas com mais idade. É com base nesses estudos que o projeto de lei do deputado catarinense Valdir Collato, está tramitando na câmera com o intuito de acabar com o horário de verão. .F
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: