O Veículo de Lançamento de Satélite Polar levou um satélite principal de 714 kg, e 103 nanossatélites que, em conjunto, pesam 664 kg.
A façanha indiana superou a Rússia que já enviou 39 satélites em um único lançamento. Este é mais um projeto bem sucedido da Agência Espacial Indiana que tenta chegar ao espaço com um programa de baixo custo; em 2013 a Índia conseguiu enviar uma sonda não tripulada à Marte pela bagatela de US$ 73 milhões; só a título de comparação, a Maven que é uma missão semelhante lançada pela NASA, custou US$ 671 milhões.
Os satélites enviados ao espaço são na verdade nano-satélites que pesam até 10 quilos. Quem pensou em satélites do tamanho de um carro se enganou feio! Vários países como Israel, Casaquistão, Suíça Emirados Árabes Unidos e até os EUA aproveitaram a carona oferecida pela Agência Espacial Indiana e enviaram seus pequenos aparelhos; os norte americanos se empolgaram e ocuparam 96 dos 104 lugares disponíveis no foguete indiano.
A Índia está aproveitando o crescimento das empresas de telefonia e internet e se lançando no negócio lucrativo de lançar satélites comerciais. Com tantas operações de lançamento bem sucedidas a Agência Espacial Indiana já pensa em enviar missões para Júpiter e Vênus.
"É um êxito excepcional" disse o primeiro ministro indiano, Narenda Modi, em relação ao lançamento dos satélites. "É um novo momento de orgulho para nossa comunidade científica espacial e para a nação" frisou. .F
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: