Tumores malignos podem fazer metástases utilizando fibroblastos
Os casos de câncer se multiplicam a cada dia nos consultórios médicos; alguns tipos de câncer, estão entre as doenças que mais matam; atualmente, um em cada dois homens e uma em cada três mulheres desenvolverá câncer, enquanto uma a cada cinco pessoas morrerão por causa desta doença.
Um dos grandes problemas no combate ao câncer é a metástase (formação de um novo tumor em outra parte do organismo); inclusive é ela que diz para os médicos, se um tumor é maligno ou benigno.
Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Bioengenharia da Catalunha (IBEC), na Espanha, liderado por Xavier Trepat em parceria com a equipe do cientista britânico Erik Sahai do Francis Crick Institute, descobriu que os tumores malignos conseguem atrair os fibroblastos (células do tecido conjuntivo que possuem capacidade de movimento). As células cancerosas se ligam aos fibroblastos e escapolem do tumor, por meio de duas proteínas (N-caderina e a E-caderinaque) que atuam como "ganchos". Os testes foram realizados em dois tipos de tumores completamente diferentes: o câncer de pulmão e o câncer de pele; ambos demonstraram o mesmo mecanismo de disseminação; isto leva a crer que seja comum em todos ou quase todos tipos de tumores malignos.
O que os cientistas pretendem é interromper a união entre as duas proteínas sem destruí-las; com isso as metástases diminuirão. Porém Trepat lembra que não existe apenas essa causa na disseminação de tumores malignos pelo organismo. .F