Será a primeira aeronave na história da aviação com distribuição híbrida da propulsão, usando um inovador sistema síncrono de acionamento elétrico.
Imagine uma aeronave que fica entre um helicóptero e um avião; ou melhor, que consegue decolar, aterrissar e pairar como um helicóptero e voar rápido como um avião.
Não! Não se trata nem do V-22 Osprey, nem do Harrier, muito menos do F-35 e sim de um novo tipo de aeronave movido por 24 motores elétricos de duto variável. Os testes bem sucedidos foram realizados em Manassas, nos EUA, com um modelo em escalas reduzidas pesando quase 150 quilos.
O modelo real terá uma envergadura de pouco mais de 18 metros e pesará cerca de 10 toneladas com 12 motores elétricos em cada asa, alimentados por um único EDP, isto é: sistema de propulsão elétrica distribuída (turboshaft Rolls-Royce AE 1107C) o mesmo que impulsiona o V-22 Osprey, possibilitando uma velocidade de até 740 km/h.
Para John Langford, o CEO da Aurora Flight Sciences, empresa que desenvolve o projeto com financiamento da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada para a Defesa (DARPA), o XV-24 será uma conquista única na história da aviação e ao que parece o Departamento de Defesa norte americano tem a mesma opinião, já que tempos atrás demonstrou interesse na criação de uma aeronave com características semelhantes. .F
Com informações da Techxplore
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: