A Mãe de todas as bombas.
O Pentágono confirmou o primeiro lançamento da GBU-43/B Massive Ordnance Air Blast (ou MOAB) nesta quinta feira (13), contra uma rede de túneis usados pelo autoproclamado Estado Islâmico na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão. Com dez toneladas de peso e quase do tamanho de um ônibus urbano, esta bomba foi projetada pelo Laboratório de Pesquisa da Força Aérea americana para ser a mais poderosa bomba não nuclear do mundo, com capacidade para arrasar de uma só vez uma área com o raio de um quilômetro. É constituída por uma carga de 8.195kg de tritonal, um explosivo composto por 80% de TNT e 20% de alumínio, que potencializa a devastação em 18%.
Devido ao seu tamanho e peso a GBU-43 é lançada de aviões cargueiros como o Hércules C-130 ou Lockheed Martin C-5 Galaxy. Ao chegar sobre o local previsto, o cargueiro abandona a MOAB que é guiada então por GPS até o alvo; a uma distância de 1.8 m da superfície, ela explode espalhando poderosas ondas de choque pelos 1000 metros de raio.
Segundo os militares americanos o ataque executado as 19h32 no horário local (2h32, horário de Brasília) teve o sucesso esperado. A quantidade de militantes do ISIS mortos não foi informado, mas tudo indica que foram muitos, dado a precisão e potência da bomba. .F
Focou??? Fúlvio Garcia
Veja Também: